A noite de segunda-feira, 16, foi de grande expectativa na cidade de Bituruna, localizada no Sul do estado do Paraná. Todos os olhares se voltaram para o prédio da Câmara de Vereadores do município, onde acontecia a ultima sessão do ano de 2013. Além da sessão normal outro ponto fundamental seria realizado a escolha da nova mesa diretora da casa de leis do município.
Não é somente a mesa diretora que é importante que foi alvo de destaque, pois o novo presidente assumira automaticamente o comando da cidade, pois o município está sem prefeito há um ano.
Depois que os trabalhos foram finalizados os vereadores utilizaram a tribuna para fazer a sua ultima fala no ano, chegou a hora da escolha da nova mesa.
Antes mesmo de ser feita a votação foi lida uma correspondência enviada a casa de leis, informando a posição da Justiça de Curitiba, sobre a lei vigente no município sobre o mandato da mesa diretora.
Atualmente a mesa composta por presidente, vice-presidente 1° secretario e 2° secretario, em Bituruna tem o comando por um ano, bem diferente de todos os municípios do território brasileiro, que disponibilizar o trabalho de dois anos.
Com essa decisão o atual presidente eleito no dia 1° de janeiro de 2013, o vereador José Constantino de Lara Ribas “Bituruna”, permanece no cargo de prefeito até a Justiça Eleitoral publicar em Diário Oficial, a nova data da eleição em Bituruna.
Como ficam os poderes:
Com a decisão da Justiça de Curitiba, os poderes na cidade de Bituruna ficam assim definidos para o ano de 2014.
Prefeito: José Constantino de Lara Ribas;
Presidente da Câmara de Vereadores: Claudinei Castinho;
1° Secretario: Leomar Schlosser;
2° Secretario: Nelson Liber;