Juízo de Direito da Vara da Infância e Juventude e Secretaria de Assistência Social promovem capacitação » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Juízo de Direito da Vara da Infância e Juventude e Secretaria de Assistência Social promovem capacitação


3 de dezembro de 2013

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A primeira etapa da Capacitação da rede de execução de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto da Comarca de União da Vitória foi realizada na sexta-feira, 29. O curso tem como finalidade capacitar os profissionais das Secretarias de Assistência Social de Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Porto Vitória, e União da Vitória, além dos Conselheiros Tutelares e Conselheiros Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A capacitação é promovida pelo Juízo de Direito da Vara da Infância e Juventude, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social de União da Vitória, e, o primeiro encontro contou com a participação de 65 profissionais que trabalham direta ou indiretamente com o direito infanto-juvenil.

Na oportunidade, o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Dr. Julio Ribeiro de Campos Neto, ressaltou a importância da movimentação da Rede de Proteção para garantir a prioridade absoluta no tratamento e atendimento às crianças e aos adolescentes em todos os setores da sociedade.

Na sequência, o Juiz da Infância e Juventude, Dr. Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, além de falar sobre o Poder Judiciário, atos infracionais e espécies de medidas socioeducativas, lembrou que, além do cumprimento da legislação, todos os envolvidos possuem papel fundamental não somente na reeducação e ressocialização dos adolescentes, mas principalmente na transformação positiva da sociedade dos seis municípios que compõem a Comarca.

A Assistente de Gabinete, Nalim Ayres Domit Sguario, ressaltou a importância do atendimento à família do adolescente durante o cumprimento da medida de forma conjunta pelos diversos setores da Rede de Proteção à Infância e Juventude.

E, a psicóloga Fernanda Wosny, representando a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de União da Vitória/PR, explicou sobre a forma de trabalho e atendimento aos adolescentes infratores, bem como acerca da instituição do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo e do SINASE (Sistema Nacional De Atendimento Socioeducativo).

Já a secretária de Ação Social de União da Vitória, Mônica Andrea Barcelos do Amaral, destacou as mudanças e reformulações ocorridas na área das medidas socioeducativas na administração municipal, em especial a necessidade de atuação especializada e destinação de recursos pelo gestor municipal.

 

Próxima etapa:

 

A segunda etapa da capacitação será realizada no Creas de União da Vitória/PR, no dia 13 de dezembro. Na oportunidade, serão demonstrados os trabalhos desenvolvidos pelo órgão, no que se refere às medidas de liberdade assistida e prestação de serviços.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 31 mortos e 74 desaparecidos

O boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul atualizado na manhã desta sexta-feira (3) confirmou 31 pessoas mortas, 56 feridas e 74 desaparecidas em todo o estado, por causa das fortes chuvas que atingem a região desde a última terça-feira 30. Há ainda 7.165 pessoas em abrigos e outras 17.087 […]

União da Vitória se une em solidariedade ao Rio Grande do Sul

A Prefeitura de União da Vitória, em colaboração com a Cáritas de União da Vitória, está lançando uma campanha de arrecadação de donativos para ajudar o Estado do Rio Grande do Sul, que enfrenta momentos de tensão e desafios devido às inundações e chuvas torrenciais. Assim como em 2023, quando União da Vitória recebeu assistência […]