O distrito de Santa Cruz do Timbó foi o palco do lançamento do livro “Um olhar sobre o processo de ocupação de Porto União – da Pré-história aos dias atuais”. O local da cerimônia foi a Escola Estadual Clementino Britto.
O prefeito Anízio de Souza participou da cerimônia que contou a presença do arqueólogo e um dos pesquisadores do livro Valdir Luiz Schwengber. Ele, ao lado de Raul Viana Novasco foram os autores da obra.
De acordo com Schwengber a publicação do livro é fruto de pesquisas realizadas em decorrência do Programa de Resgate Arqueológico e Educação Patrimonial na área de implantação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Pardos, em Porto União, realizada pela equipe de pesquisa do Espaço Arqueologia que tem a sua coordenação.
“Claro que isso é um tema muito amplo e não temos possibilidade de exaurir esse assunto. Então ele é mais um livro da parte da história da região. Tratar do processo de ocupação humana de determinada região, dos tempos mais remotos aos dias atuais, é uma tarefa bastante complexa, que requer mais do que o domínio do conhecimento histórico por parte daquele que está escrevendo. Mas procuramos contar um pouco da trajetória do homem nesse espaço. Nós gostaríamos de agradecer a todos que auxiliaram a realização desse trabalho”, falou Schwengber.
Para a Diretora da Escola, Clarice Sander Carneiro, este momento é especial para a comunidade. “É um dia com muita alegria para nós da escola, pois estamos fazendo parte deste momento importante. É uma novidade grande para a gente, uma coisa nova em participar e fazer parte do conteúdo de um livro”, afirmou ela.
Segundo o prefeito Anízio o município está passando por um momento novo e o livro comprova isso. “É um livro que vem resgatar também a história da região, é um livro sobre a arqueologia, mas com certeza traz junto a história dessa região. Porto União está vivendo um momento muito importante em sua história e esse livro faz parte disso”, finalizou. Participaram da cerimônia o presidente da PCH dos Pardos, Itacir Roveda, e da diretora da PCH dos Pardos, Irene Roveda. No final da cerimônia foi realizada uma apresentação artística.