Limpar a casa, lavar roupa e subir escadas podem prevenir infarto e AVC » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Limpar a casa, lavar roupa e subir escadas podem prevenir infarto e AVC


5 de outubro de 2023

Fotos: Shutterstock / Natalya Bond / Baona

Veja como coisas que parecem chatas no dia a dia podem ajudar na sua saúde. Estudos feitos em duas universidades mostram que limpar a casa e lavar roupa podem prevenir infarto e AVC. Ah, o mesmo vale para subir e descer escadas. Portanto, nada de reclamar!

A conclusão está em duas pesquisas diferentes, uma da Universidade de Sydney, na Austrália, e a outra da Universidade de Tulane, em Louisiana, nos Estados Unidos.

O estudo australiano indica que com apenas 10 minutos por dia de atividade, como limpar a casa e lavar roupa, é possível reduzir riscos e as ameaças de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). A outra pesquisa mostra que subir 50 degraus por dia diminui em 20% os riscos de doenças cardíacas.

Subir escadas

O professor da Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade de Tulane, Lu Qi, está convencido que só um pouquinho de esforço é suficiente.

“Subir um pouco mais rápido as escadas é uma maneira eficiente em termos de tempo para melhorar a aptidão cardiorrespiratória”, disse o pesquisador, que publicou o estudo na revista científica Aterosclerosis.

Para testar os benefícios de subir escadas, foram examinadas informações e feitos testes com mais de 458 mil adultos. Os participantes foram acompanhados, em média, por 12,5 anos.

O estudo calculou a suscetibilidade das pessoas às doenças cardiovasculares com base no histórico familiar, fatores de risco estabelecidos, hábitos de vida e frequência de subir escadas.

Movimenta todos os músculos

Para o professor Nicolas Berger, da Universidade Teesside do Reino Unido, a explicação está nos efeitos do exercício físico no organismo como um todo.

Nicolas ressaltou que subir e descer escadas tonifica músculos como glúteos, quadríceps, isquiotibiais e panturrilhas, bem como músculos do núcleo, observou Berger.

“Também requer muita atividade do sistema cardiovascular e é por isso que as pessoas muitas vezes ficam sem fôlego ao subir escadas”, afirmou o professor.

Lavar a roupa e limpar a casa

Os pesquisadores australianos descobriram ainda que atividades nem sempre muito agradáveis, como lavar roupa e limpar a casa são importantes para a saúde. Isso mesmo!

Após acompanhar 25 mil pessoas, que não praticavam esporte nem faziam exercício físico, mas mantinham essas atividades domésticas, os cientistas observaram que houve a redução da possibilidade de infarto e AVC.

Somente com essas atividades de rotina, caíram as chances de infarto e acidente vascular cerebral em 29% e foi diminuída a possibilidade de mortalidade em 44% em comparação com períodos muito curtos que duram menos de um minuto.

Para Matthew Ahmadi, da Universidade de Sydney, não precisa muito esforço. Segundo ele, com o mínimo, os efeitos aparecem e são positivos: bastam atividades moderadas de três minutos algumas vezes ao dia.

“Parece que isso pode trazer benefícios à saúde comparáveis ​​a sessões mais longas, com duração de cinco a 10 minutos”, afirmou. “A mensagem aqui é que qualquer tipo de atividade é boa para a saúde.”

O estudo foi publicado na revista The Lancet Public Health.

Dicas dos especialistas

Os especialistas dão algumas dicas para pessoas de 19 a 64 anos afastarem os riscos de infarto e AVC.

A mais importante delas: esforçar-se para fazer atividades físicas com frequência.

  • Fazer pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica moderada, como ciclismo ou caminhada rápida, todas as semanas;
  • Manter uma rotina de exercícios de força em dois ou mais dias por semana que trabalham todos os principais músculos (pernas, quadris, costas, abdômen, peito, ombros e braços) e
  • Alternar períodos sentados com atividades leves.

**Via Só Notícia Boa

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo […]

Nova feira dos produtores rurais em União da Vitória promete surpreender

A feira contará com uma ampla gama de comodidades, incluindo uma cobertura de policarbonato em estrutura metálica, barracas externas com toldo e calçadas União da Vitória está prestes a receber uma adição marcante, com Nova Feira dos Produtores Rurais. Esta iniciativa, que está sendo realizada pela Prefeitura com investimento federal através de emenda do Deputado […]

Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]