A Academia de Cultura Precursora da Expressão de Porto União e União da Vitória (Acupre), e a Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi), e o Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), realizaram na noite de quinta-feira, 16, o lançamento do livro Clarins de Guampas.
O lançamento foi realizado na biblioteca da Uniuv, onde os professores, os alunos, os familiares do falecido Dirceu Marés de Souza, e os familiares do autor da publicação Rogério de Lara prestigiaram o evento.
Após a mesa de autoridades de ambas as entidades estarem formadas, o Hino de União da Vitória foi entoado e um breve relato da história de Dirceu Marés de Souza, foi relatado.
A noite foi marcada por musica e poemas, escrito por Marés de Souza, e ao seu fim o escritor publicador da obra Rogério de lara, fez um breve relato da obra e a importância de poder escrever e resgatar a história de sua cidade natal, Paula Freitas.
O professor e reitor da Uniuv, Alysson Franz, comenta que o trabalho Claris de Guampas, é um ótimo livro para se ler e principalmente ter em sua prateleira.
O prefeito da cidade de Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos, esteve no lançamento do livro acompanhado da primeira dama, a senhora Fátima Franco, onde pode ressaltar a valorização da história de Paula Freitas, e ver como era e no que se transformou o município.
O prefeito de Porto União, Anízio de Souza, não pode estar presente no lançamento do livro, pois está em viagem a capital Federal, mas foi representado pelo secretario de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves, que parabenizou a iniciativa da obra e faz o convite a comunidade para acompanhar os eventos de valorização dos artistas locais através de belas obras em livros.
O escritor Rogério de Lara pode relatar ao jornalismo da Rádio Colmeia, o trabalho de fazer a obra, quanto tempo levou para elaboração do trabalho, e qual é o motivo real do titulo da obra ser, Clarins de Guampas.
Depois do lançamento do livro, Rogério realizou um momento de autografo para os leitores, que foram servidos com um belo coquetel.
Clarins de Guampas, em imagens: