Lobo adotado como cachorro por engano vai para zoológico de Santa Catarina » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Lobo adotado como cachorro por engano vai para zoológico de Santa Catarina


16 de março de 2023

Tirado das ruas, lobo-guará ficou cerca de quatro meses em casa de família antes de ir para Pomerode, no Vale do Itajaí. Espécie está ameaçada de extinção.

Foto: Zoológico Pomerode/ Divulgação

Um lobo-guará, espécie ameaçada de extinção, foi acolhido em um zoológico de Pomerode, no Vale do Itajaí, após ser adotado por engano e criado como cachorro pela família que o tirou das ruas.

Ele viveu e brincou durante cerca de quatro meses na casa dos mineiros.

Os tutores começaram a duvidar da espécie à medida que o animal crescia e mudava a aparência, ficando com as pernas e orelhas compridas demais. Eles buscaram informações com órgãos ambientais, que confirmaram se tratar de um animal silvestre, que não pode ser domesticado.

O lobo-guará precisou ser recolhido e, desde o começo do ano, está no Zoo Pomerode, em Santa Catarina.

Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Cássio de Sousa Borges, destaca que a espécie está ameaçada de extinção.

“Além do motivo legal, existe a motivação ecológica. Ele mantém seus instintosde vida silvestre e pode, ainda que sem intenção, causar algum tipo de reação”, acrescentou.

Foto: Zoológico Pomerode/ Divulgação

Vida nova

Segundo a equipe do zoológico, o lobo-guará agora vive em um espaço com árvores frutíferas, arbustos, toca, lago e outros elementos da natureza.

O animal tem um cronograma de atividades recreativas que estimulam seus institutos e é acompanhando por veterinários especializados no atendimento de espécies ameaçadas de extinção ou retiradas de situações de risco.

“Por não ter convivido com a mãe, nunca aprendeu a buscar alimento, abrigo e a se defender. Sendo assim, ele não conseguiria sobreviver sozinho, pois se tornaria uma presa fácil ou não encontraria a própria comida”, explica bióloga educadora Jenifer Kroth.

Agora, o lobo divide o espaço com uma lobo-guará fêmea adulta. A bióloga conta que a conivência é importante para que ele desenvolva ainda mais seus instintos.

**Via G1

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória amplia vacinação contra a gripe para toda a população a partir de segunda-feira

Imagem assessoria A Secretaria Municipal de Saúde de União da Vitória ampliará, a partir da próxima segunda-feira (29), a campanha de vacinação contra a Influenza para toda a população com idade a partir de seis meses. A medida segue orientação da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e tem como objetivo aumentar a […]

PROERD forma 380 alunos e fortalece prevenção às drogas em União da Vitória 

Imagem assessoria Aconteceu nesta quinta-feira (25) a formatura de 380 alunos do 5º ano participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o 27º Batalhão da Polícia Militar de União da Vitória. A cerimônia foi realizada no Wooden […]

Proerd forma estudantes e fortalece prevenção às drogas em Porto União 

Imagem assessoria Na noite desta quinta-feira (25), o Cine Teatro Ópera, em Porto União, recebeu a cerimônia de formatura dos alunos participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela 2ª Companhia do 3º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina. O evento reuniu estudantes, familiares e membros da comunidade […]