Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro


18 de abril de 2024

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de um caminhão-pipa.

Todos os anos, desde 2009, a população local se reúne para ver a coagem artesanal de mais de 8.000 litros de café. A cidade entrou no Guinness em 2011, mas foi superada porque o livro não distingue o modo como é feito o café, ou seja, entram no ranking cafés solúveis e em máquina.

Ainda assim, Brejetuba segue sendo a cidade com maior coagem de café manual do mundo! E tem uma xícara imensa que mostra o tamanho da festa popular.

Tradição antiga

Em 2009, o prefeito local pediu ajuda do comerciante Nei Dias, para começar a tradição.

Foi a partir disso que teve início o Festival do Maior Café do Mundo, que é anual e tem participação da população.

E quem vai no evento diz que a bebida é realmente diferenciada.

Coador especial

Para coar esse tanto de café, um coador especial precisou ser preparado.

“E é um desafio fazer esse coador. Esse coador parece que não tem tecido nenhum, mas tem 125 metros de tecido”, contou Nei.

Ele explica que é preciso ter 3 camadas de pano para que o líquido não vaze.

Como é feito o preparo

E o preparo também é especial.

Na última edição, em setembro de 2023, foram usados mais de 335 quilos de pó de café.

E quando vem a água do cano instalado no caminhão pipa, a praça onde o evento ocorre é tomada por um cheiro inesquecível que anuncia: o café tá na mesa, em uma xícara gigante.

Defesa da economia

O café usado vem dos produtos locais e a festa também representa a defesa de um dos pontos mais fortes da economia do estado.

“É uma causa, é a cultura, nossa economia hoje é o café, então pra gente é fantástico defender essa causa hoje”, disse Jamaica Maria, envolvida na organização do evento.

Segundo Pedro Paulo, o café segue um rigoroso controle de qualidade.

“A gente trabalha com esse processo de qualidade com os produtores de Brejetuba e tentamos alavancar cada vez mais o processo aqui no município”.

Quem prova, diz que além de ser o maior, é também o melhor do mundo.

“É maravilhoso. Quando eu vi a cena a lágrima desceu sinceramente”, contou Maria da Conceição, participante da festa.

Veja como é feita a coagem do maior café do mundo!

**Via Só Notícia Boa

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Epagri disponibiliza livro de receitas preparadas por extensionistas sociais

Está disponível para livre download no site da Epagri o livro “Alimentação, afetividades e aprendizados no cotidiano extensionista”. É só clicar aqui para baixar a obra, que reúne receitas coletadas pelas extensionistas sociais da Epagri em suas experiências profissionais ou pessoais.  A Epagri realiza um trabalho histórico com alimentação, promovido pela extensão social, com início que remonta […]

Perto da volta às aulas, Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação

A menos de 15 dias do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda aos pais e responsáveis a colocarem em dia a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes como forma de garantir proteção. A volta às aulas é caracterizada pelo aumento da circulação de viroses entre as crianças e […]

Cidades da Região Sul contam com o método Wolbachia no controle do Aedes aegypti

A nova tecnologia é comprovadamente eficaz e, quando aliada à atuação contínua da população na prevenção, apresenta resultados significativos na redução das arboviroses Na região Sul do Brasil, as cidades de Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, estão entre as pioneiras na adoção do método Wolbachia para combater a proliferação do Aedes aegypti, […]