Marilena Winter é eleita a primeira mulher presidente da OAB Paraná » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Marilena Winter é eleita a primeira mulher presidente da OAB Paraná


27 de novembro de 2021

Com 59,68% dos votos válidos, a chapa XI de Agosto, liderada pela advogada Marilena Winter, venceu a eleição para compor a diretoria e o conselho seccional na gestão 2022-2024 da OAB Paraná. A chapa Algo Novo, encabeçada pelo advogado Marcelo Trindade de Almeida, ficou em segundo lugar, com 28,30% dos votos. Em terceiro lugar, ficou a chapa Artigo 5º, liderada pelo advogado Romulo Quenehen, com 12,01% dos votos válidos.

As eleições foram realizadas nesta quinta-feira, 25 de novembro, na modalidade on-line, uma novidade neste pleito, aprovada pela advocacia por suas inúmeras vantagens. O índice de participação foi recorde: 85,65%. Participaram 49.365 eleitores de um total de 57.638 aptos a votar.

O resultado começou a ser divulgado poucos minutos após o encerramento da votação, às 18h, com a apuração dos votos das subseções e por último da seccional. Também foram eleitas as novas diretorias e conselhos das subseções.

Momento histórico

“É uma vitória emocionante do grupo XI de Agosto, coroa o trabalho que vem sendo realizado pelo presidente Cássio Telles nesta gestão, e principalmente marca um momento histórico. A OAB do Paraná sai na frente e muda a história, elegendo pela primeira vez uma mulher”, comemorou a presidente eleita Marilena Winter.

O presidente Cássio Telles disse que esta foi uma grande festa da democracia. “Ficamos felizes com o sucesso do pleito eleitoral, do comparecimento extraordinário dos eleitores”, comentou. Para Telles, a votação on-line foi absolutamente exitosa. “Cumprimento os candidatos. A advocacia realmente pôde analisar e escolher. Daqui para frente são todos lutando pela melhoria das condições de trabalho da advocacia, mas sobretudo lutando para que a população tenha mais acesso à justiça”, completou.

O vice-presidente eleito, Fernando Deneka, representa a advocacia do interior. “Trabalhamos muito nesta eleição, tanto no interior quanto na capital, para valorizar o trabalho que vem sendo feito. Sempre sabemos que a reeleição de um grupo é difícil, mas ter essa votação expressiva de quase 60% dos votos válidos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Deneka.

A presidente eleita

A advogada Marilena Winter é a primeira mulher eleita presidente da OAB Paraná. Natural de União da Vitória, no interior do Paraná, Marilena Indira Winter é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Mestre e Doutora em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Atua como procuradora do município de Curitiba desde 1992. É membro do Instituto dos Advogados do Paraná e professora de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na OAB Paraná foi conselheira e secretária-geral, participou de comissões e atualmente exerce a função de vice-presidente da seccional.

A nova diretoria será composta também pelos advogados Fernando Estevão Deneka – Vice-Presidente, Henrique Gaede – Secretário-Geral, Roberta Santiago Sarmento – Secretária-Geral Adjunta e Luiz Fernando Casagrande Pereira – Tesoureiro

**Bem Paraná

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente na rua Professora Amazília: moto e carro colidem no centro de União da Vitória

Por volta das 19h50min desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de União da Vitória foi acionado para prestar atendimento em um acidente de trânsito na Rua Professora Amazília, área central. No local ocorreu uma colisão envolvendo um veículo VW Fox branco e uma moto Honda Biz lilás, ambos com placas Mercosul, sendo que deste […]

Acidente de trânsito na rotatória da Tirol deixa motociclista ferida em Porto União

Por volta das 18 horas e 20 minutos desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para atender um acidente de trânsito na Avenida dos Ferroviários, no trecho conhecido como Rotatória da Tirol. No local, um veículo Raffae V e uma moto Honda Bis 125 colidiram, resultando em ferimentos na condutora […]

Acidente na BR-476 em Paula Freitas: Caminhão Carregado de Areia Tomba

Na tarde desta quinta-feira (11), um caminhão Volvo com placas de Marmeleiro/PR, tombou na BR-476, na Colônia Luzia, em Paula Freitas, próximo à Revestical. O veículo estava carregado de areia. O motorista, um homem de 40 anos, sofreu ferimentos moderados e foi encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi […]