A erva-mate é uma paixão nacional. E o estado do Paraná é responsável por 55% do total da produção de erva-mate do Brasil. Dessa produção, 62% vem do Sul do Paraná, sendo o responsável pela maior produção da melhor erva-mate do mundo. São 14 mil produtores e 47 indústrias ervateiras nos nove municípios que compõem a região.
O segredo é que no sul, a erva-mate é cultivada à sombra das araucárias e outras plantas nativas. Dessa forma, os raios do sol não incidem diretamente sobre a planta, proporcionando sabor suave à erva-mate devido a sua genética. Essa forma de manejo também garante a preservação da mata nativa do Sul do Paraná, que possui tecnologia de ponta e investe constantemente em Certificações Orgânicas, Certificações de Manejo Ambiental, Certificações Internacionais e Indicação Geográfica.
Para valorizar o produto, mostrar a influência da erva-mate na geração de riquezas, de empregos e na cultura regional, nos dias 16 e 17 de dezembro o Conselho Gestor da Erva Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate), o Sebrae/PR e a região turística Sul do Paraná promovem um evento multicultural com transmissão ao vivo no canal do Sebrae/PR, das 18h às 21h30.
O Mate Experience tem a intenção de mostrar a pluralidade da Erva-Mate, rompendo as barreiras e tornando uma realidade o Sul como referência de qualidade em erva-mate. O evento busca por meio das culturas, da arte, da tecnologia e da experiência gastronômicas conectar as pessoas para gerar novas percepções.
A programação terá palestras com 28 especialistas renomados e experiências para os apreciadores de erva-mate, na culinária, na saúde e bem-estar, em intervenções artísticas e ainda apresentará dicas práticas de como utilizar a erva-mate para além do chimarrão e do chá. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site oficial www.matexp.com.br.
Acompanhe o Mate Experience nas redes sociais Instagram (www.instagram.com/mate.experience) e Facebook (www.facebook.com/mate.experience)