Mate Experience: Erva-mate do Sul do Paraná é destaque em evento multicultural online » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Mate Experience: Erva-mate do Sul do Paraná é destaque em evento multicultural online


15 de dezembro de 2020

Foto: Divulgação/Facebook

A erva-mate é uma paixão nacional. E o estado do Paraná é responsável por 55% do total da produção de erva-mate do Brasil. Dessa produção, 62% vem do Sul do Paraná, sendo o responsável pela maior produção da melhor erva-mate do mundo. São 14 mil produtores e 47 indústrias ervateiras nos nove municípios que compõem a região.

O segredo é que no sul, a erva-mate é cultivada à sombra das araucárias e outras plantas nativas. Dessa forma, os raios do sol não incidem diretamente sobre a planta, proporcionando sabor suave à erva-mate devido a sua genética. Essa forma de manejo também garante a preservação da mata nativa do Sul do Paraná, que possui tecnologia de ponta e investe constantemente em Certificações Orgânicas, Certificações de Manejo Ambiental, Certificações Internacionais e Indicação Geográfica.

Para valorizar o produto, mostrar a influência da erva-mate na geração de riquezas, de empregos e na cultura regional, nos dias 16 e 17 de dezembro o Conselho Gestor da Erva Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate), o Sebrae/PR e a região turística Sul do Paraná promovem um evento multicultural com transmissão ao vivo no canal do Sebrae/PR, das 18h às 21h30.

O evento online acontece dias 16 e 17, das 18h às 21h30

O Mate Experience tem a intenção de mostrar a pluralidade da Erva-Mate, rompendo as barreiras e tornando uma realidade o Sul como referência de qualidade em erva-mate. O evento busca por meio das culturas, da arte, da tecnologia e da experiência gastronômicas conectar as pessoas para gerar novas percepções.

A programação terá palestras com 28 especialistas renomados e experiências para os apreciadores de erva-mate, na culinária, na saúde e bem-estar, em intervenções artísticas e ainda apresentará dicas práticas de como utilizar a erva-mate para além do chimarrão e do chá. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site oficial www.matexp.com.br.

Acompanhe o Mate Experience nas redes sociais Instagram (www.instagram.com/mate.experience) e Facebook (www.facebook.com/mate.experience)

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Morador de União da Vitória é vítima de estelionatários e tem quase R$ 15 mil retirados de conta no banco

Compareceu na sede do 27º Batalhão da Polícia Militar em União da Vitória nessa sexta-feira, 24, por volta das 14h55, um morador da área central, relatando que foi vítima de um golpe com cartões do banco. Disse que recebeu a ligação de uma pessoa que se identificou como funcionário do Banco do Brasil, onde tem […]

Avança licitação de obra para solucionar queda de rochas em União da Vitória

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou nesta quinta-feira (23) a sessão de abertura dos envelopes com documentos de habilitação da obra de estabilização de taludes em trecho da PRC-466 em União da Vitória. O local é conhecido como um ponto de queda de barreira, principalmente em períodos de chuvas, e atualmente […]

Aneel mantém bandeira tarifária verde para julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde em julho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês. É o terceiro o anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, […]