Mate Experience: Erva-mate do Sul do Paraná é destaque em evento multicultural online » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Mate Experience: Erva-mate do Sul do Paraná é destaque em evento multicultural online


15 de dezembro de 2020

Foto: Divulgação/Facebook

A erva-mate é uma paixão nacional. E o estado do Paraná é responsável por 55% do total da produção de erva-mate do Brasil. Dessa produção, 62% vem do Sul do Paraná, sendo o responsável pela maior produção da melhor erva-mate do mundo. São 14 mil produtores e 47 indústrias ervateiras nos nove municípios que compõem a região.

O segredo é que no sul, a erva-mate é cultivada à sombra das araucárias e outras plantas nativas. Dessa forma, os raios do sol não incidem diretamente sobre a planta, proporcionando sabor suave à erva-mate devido a sua genética. Essa forma de manejo também garante a preservação da mata nativa do Sul do Paraná, que possui tecnologia de ponta e investe constantemente em Certificações Orgânicas, Certificações de Manejo Ambiental, Certificações Internacionais e Indicação Geográfica.

Para valorizar o produto, mostrar a influência da erva-mate na geração de riquezas, de empregos e na cultura regional, nos dias 16 e 17 de dezembro o Conselho Gestor da Erva Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate), o Sebrae/PR e a região turística Sul do Paraná promovem um evento multicultural com transmissão ao vivo no canal do Sebrae/PR, das 18h às 21h30.

O evento online acontece dias 16 e 17, das 18h às 21h30

O Mate Experience tem a intenção de mostrar a pluralidade da Erva-Mate, rompendo as barreiras e tornando uma realidade o Sul como referência de qualidade em erva-mate. O evento busca por meio das culturas, da arte, da tecnologia e da experiência gastronômicas conectar as pessoas para gerar novas percepções.

A programação terá palestras com 28 especialistas renomados e experiências para os apreciadores de erva-mate, na culinária, na saúde e bem-estar, em intervenções artísticas e ainda apresentará dicas práticas de como utilizar a erva-mate para além do chimarrão e do chá. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site oficial www.matexp.com.br.

Acompanhe o Mate Experience nas redes sociais Instagram (www.instagram.com/mate.experience) e Facebook (www.facebook.com/mate.experience)

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


STF aprova a “revisão da vida toda” pelo INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou na tarde desta quinta-feira (1º) a análise da “revisão da vida toda” do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Onze ministros apresentaram seus votos, com placar de 6 a favor e 5 contra. Votaram a favor os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber e Marco […]

“Canoinhas não é terra de ladrão”, diz Juliana Maciel ao tomar posse como 1ª prefeita

Pela primeira vez na história, Canoinhas será comandada por uma mulher. Juliana Maciel Hoppe (PSDB) tomou posse na manhã desta quinta-feira, dia 1º, em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores. “A minha postura enquanto política sempre foi de levar ao povo o melhor que tem dentro de mim, guiada sempre pelos passos de Deus, […]

Confira as vagas de emprego da Agência do Trabalhador de União da Vitória

Vagas de emprego estão disponíveis na Agência do Trabalhador de União da Vitória nesta sexta-feira, 02. Interessados em mais informações, podem procurar a agência com carteira de trabalho e número do Programa de Integração Social (PIS), das 8h às 14 horas. O atendimento aos trabalhadores, em relação a vagas e ao seguro desemprego, só serão […]