O Jornal Colmeia desta quinta-feira, 4, recebeu o secretário de Educação de União da Vitória, Ricardo Brugnago, que falou sobre as questões de mudança nas matrículas com o método de pré-matrícula, datas para rematrícula e cadastro na lista única para os Cmeis. Ele também trouxe um balanço em relação ao retorno das aulas presenciais de maneira híbrida que ocorreu no mês de agosto.
Neste ano já houveram mudanças no cadastro da lista dos Cmeis, com também uma melhor organização nas escolas. Agora haverá o método de pré-matrícula que avalia diversos critérios. Um deles é que a criança estude na escola mais próxima de sua residência. “Nesse sentido não significa também proibir, pelo contrário, nós temos aí a possibilidade de dentro das vagas remanescentes estarmos atendendo aquela que é de preferência daquele pai, daquela mãe, daquela criança, porém o critério elencado neste momento não será mais aquele de ordem cronológica”, disse o secretário.
Brugnago deu o exemplo de pais que dormiam na fila de determinada escola pra conseguir vaga. Esse novo sistema vem para uma melhoria visando a questão da pandemia, onde a criança não precisará pegar uma van escolar ou ônibus para se deslocar a escola, evitando assim a grande circulação. Para quem já está matriculado não muda nada.
De 8 a 12 de novembro haverá o período de rematrículas. O cadastro para lista única dos Cmeis é de 16 a 19 de novembro e a pré-matrícula nas escolas, de 16 a 24 de novembro. “Não percam esse prazo”, afirmou. As matrículas serão efetivadas no início de dezembro.
Em relação ao balanço de volta aulas no modelo híbrido, Brugnago coloca que todas as decisões em relação ao retorno foram e são tomadas pelo Comitê Gestor da Pandemia com uma profunda análise de dados, observando as curvas de contágio. São revistos diversos critérios técnicos relativos a questões de saúde. O retorno das aulas contou com reforço escolar, assistência psicológica e de fonoaudióloga.
Nesta quarta-feira, 3, foi realizado uma reunião com alguns pais para saber a melhor forma de retornar com a turma do Infantil 3, com crianças de 3 anos ou mais. O infantil 4 que contempla as crianças com 4 anos ou mais já retornou.
Você pode ouvir a entrevista completa com o secretário de Educação abaixo: