Militares e cães de busca do CBMSC atuam em Pernambuco » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Militares e cães de busca do CBMSC atuam em Pernambuco


1 de junho de 2022

Buscas em Petrópolis no Rio de Janeiro contaram com apoio dos binômios catarinenses | Foto: Divulgação / Arquivo / CBMSC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) enviou cinco militares e três cães de busca e resgate para apoiar os Bombeiros Militares de Pernambuco (CBMPE) e reforçar as equipes que estão atuando em Pernambuco. O anúncio foi feito pelo governador Carlos Moisés, nesta segunda-feira, 30. 

“Atendendo a um pedido que recebemos nesta segunda-feira, 30, pela manhã, autorizamos o envio de três binômios, dupla entre bombeiro militar e cão de busca, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina para ajudar nas operações de busca e resgate em Pernambuco”, anunciou o governador.

A equipe do CBMSC saiu de Santa Catarina nesta terça-feira, 31, transportada pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA), no avião Arcanjo 06. A previsão inicial é de que a equipe fique por pelo menos cinco dias em PE.

“Mais uma vez estamos prontos para apoiar a população, seja em Santa Catarina, seja em outro estado. Sabemos a diferença que a atividade de cães faz nestes momentos. Somos um só Corpo de Bombeiros Militar e vamos apoiar as outras corporações sempre que for preciso, para salvar e trazer consolo para as famílias atingidas”, declara o comandante-geral do CBMSC, coronel Marcos Aurélio Barcelos.

Todos os militares, incluindo os responsáveis pela comunicação e logística, têm o Curso de Formação de Bombeiro Cinotécnico, exigido para atuação na atividade, e os cães de busca e resgate são certificados para este tipo de ocorrência. Os três binômios possuem experiência em resgates fora de Santa Catarina e estiveram nas operações Brumadinho (MG) e Petrópolis (RJ).

Os militares dos Bombeiros Militares de SC devem atuar na região de Recife, uma das mais atingidas e que continua com pontos com alto risco de deslizamentos. Desde a última segunda-feira, 23, o Estado de Pernambuco tem sido atingido por fortes chuvas. Mesmo com a redução no volume, a previsão aponta precipitação até o próximo dia 3 de junho. Mais de mil pessoas estão desabrigadas e, até o fim da tarde desta segunda, foram confirmadas 91 mortes.

Equipe do CBMSC que estará em Pernambuco

  • Major Clemente Stähelin Michels e cão Chewbacca, de Joinville
  • Sargento Jacques Douglas Romão e cão Bravo, de Blumenau
  • Cabo Carlos Alexandre De Souza e cadela Zaara, de Brusque
  • Soldado Eduardo Silva de Souza – atuará como comunicação, de Florianópolis
  • Soldado Jean Renato Vieira – atuará como logística, de Florianópolis

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Impacto da pandemia reduziu salários em 2020, aponta IBGE

O primeiro ano da pandemia fez os salários pagos pelas empresas brasileiras cair em 2020, de acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados no mês de junho. A média mensal paga foi de R$ 3.043,81, que representa uma redução de 3% em valores reais na comparação com 2019. O […]

Polícia Militar de Porto União desencadeia Operação Narcos

Na noite dessa sexta-feira, 30, a Policia Militar de Porto União realizou a Operação Narcos Brasil. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação está sendo realizada em todas as unidades da federação. O objetivo é realizar ações preventivas, ostensivas e repressivas de combate ao tráfico de drogas por meio de abordagens, […]

TSE: doações por Pix para campanhas serão apenas com CPF como chave

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou ontem (1º) que somente pessoas físicas que cadastrarem o CPF como chave Pix podem fazer doações para campanhas eleitorais nas eleições de outubro.  Em maio, o tribunal autorizou as doações por meio do sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. O caso foi decidido a partir de uma consulta feita pelo […]