‘Miss Inteligência Artificial’: concurso divulga as 10 modelos finalistas da disputa » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

‘Miss Inteligência Artificial’: concurso divulga as 10 modelos finalistas da disputa


8 de junho de 2024

O Miss Inteligência Artificial é o primeiro concurso de beleza de modelos geradas por IA. Veja as finalistas.

Ilustrativa

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que dá às máquinas a possibilidade de terem conhecimentos através de experiências, e permite que elas se adaptem ao seu meio e desempenhem tarefas quase da mesma maneira que um ser humano faria. E conforme ela vai se desenvolvendo, coisas antes inimagináveis se tornam realidade, como o caso do Miss Inteligência Artificial.

Pode parecer estranho, mas o Miss Inteligência Artificial, chamado na realidade World AI Creator Awards, é o primeiro concurso de beleza para modelos criadas através da inteligência artificial. Esse concurso foi lançado em abril e, de acordo com o tabloide britânico Mirror, 1.500 “modelos” foram analisadas tendo como base critérios de realismo, detalhes técnicos e influência nas redes sociais.

Depois dessa análise ter sido feita, ficaram somente 10 modelos disputando o prêmio do Miss Inteligência Artificial que é de 20 mil dólares, equivalente a 104.352 reais. O dinheiro do prêmio irá para quem desenvolveu a IA que vencer o concurso.

Finalistas do Miss Inteligência Artificial

“Estimamos que existam cerca de 10 mil criadores de IA em todo o mundo, mas o que o prêmio fez, foi descobrir aqueles que nenhum de nós conhecia e que têm histórias de fundo convincentes, criando conteúdo para seus fãs”, avaliou Will Monange, cofundador da Fanvue, principal plataforma de mídia social para criadores de conteúdo gerado por IA.

Veja quais foram as 10 candidatas selecionadas como finalistas do Miss Inteligência Artificial.

Ailya Lou, Brasil

Fotos: Reproduão/Instagram

Olivia C., Portugal

Kenza Layli, Marrocos

Anne Kerdi, França

Zara Shatavari, Índia

Aiyana Rainbow, Romênia

Lalina, França

Seren Ay, Turquia

Asena Ilik, Turquia

Eliza Khan, Bangladesh

Mais uso

No caso do Miss Inteligência Artificial, as modelos são julgadas por seu realismo e influência nas redes sociais, mas esse não é o único uso dela. Como por exemplo, no caso de Caryn Marjorie. Ela é uma influencer com mais de 1,8 milhão de seguidores e mais de mil namorados. Como isso é possível? Graças ao chatbot. Através dele, CarynAI consegue fazer companhia e conversar com milhares de pessoas.

Quem criou a CarynAI foi a IA Forever Voices. Ela foi criada para imitar a voz e a personalidade de Marjorie e dar a quem quiser a possibilidade de conversar com “ela” pagando um dólar, cerca de cinco reais, por minuto. Mesmo ainda estando em sua fase beta, esse chatbot já fatura mais de 71 mil dólares.

Claro que esse uso da inteligência artificial levanta algumas questões éticas. Para alguns, a CarynAI serve como uma maneira de “curar a solidão”, enquanto outros são preocupados com possíveis impactos nos relacionamentos pessoais e na sociedade como um todo. Tanto que, Jason Borenstein, pesquisador em ética, ressalta às pessoas que consideram esse serviço para pensar nas questões éticas antes que o avanço dessa tecnologia seja feito de uma forma muito rápida.

Além de CarynAI, a mesma empresa também criou outros chatbots, mas de celebridades, como por exemplo, Steve Jobs, Taylor Swift e Donald Trump. Contudo, o que diferencia CarynAI dos outros é que ela promete conseguir criar um vínculo emocional com seus usuários.

Justamente por isso que as questões éticas são uma preocupação ainda maior. Até porque, como apontam alguns especialistas, os usuários podem acabar preferindo o relacionamento com a inteligência artificial ao invés dos com pessoas reais. Como consequência, o desenvolvimento emocional e habilidades sociais podem ser afetadas.

Mesmo com essas preocupações, a influencer olha o chatbot com otimismo e o vê como uma forma de alavancar sua carreira. Na visão dela, a CarynAI consegue fazer o que ela não consegue, no caso, se conectar com seu público que é gigantesco. Ainda de acordo com ela, isso faz parte do jogo dos influenciadores.

Ao que tudo indica, a empresa também tem uma visão parecida. Já que conforme pontua o CEO da Forever Voices, John Meyer, eles querem expandir esse conceito de namorados de inteligência artificial com mais influenciadores e estrelas dos filmes adultos.

**Via R7, Mistérios do Mundo

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Peixe de três olhos é encontrado na Groenlândia; Simpsons acertam novamente

Simpsons já acertaram vitória de Trump e vitória da Alemanha na Copa de 2014 Um peixe de três olhos foi encontrado durante uma pescaria na costa da Groenlândia, conforme noticiado pelo Daily Mirror. Internautas relembraram episódio do seriado Os Simpsons. “Os Simpsons acertam novamente”, escreveu uma internauta. A descoberta inusitada rapidamente chamou a atenção por remeter […]

Energia Boa: Governo e Celesc projetam R$ 3 bilhões em investimentos para a geração de energias renováveis em SC

Maior programa estadual de fomento à expansão de energia limpa já realizado no País, o Energia Boa prevê a construção de seis novas subestações e linhas de transmissão para conectar novas usinas ao sistema elétrico, gerando 19 mil empregos. O município de Matos Costa esta incluido neste programa. O governador Jorginho Mello lançou nesta sexta-feira, […]

Alteração no sentido da Rua José Cleto Silva no bairro São Basílio Magno em União da Vitória

A Prefeitura de União da Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Vigilância e Fiscalização (UVTRAN) informa que, a partir desta sexta-feira, 21 de junho, haverá uma alteração no sentido de um trecho da Rua José Júlio Cleto Silva. O trecho compreendido entre a Rua Balduído Bohrer e a Rua Marechal Deodoro da Fonseca […]