Moradores da região de São Pascoal em Irineópolis participaram na noite de quarta-feira, 05, de reunião de sensibilização da rede rural de segurança. O encontro foi realizado no Núcleo Escolar Adolfo Konder.
O programa é uma estratégia de policiamento que une a comunidade rural, entidades representativas e polícia militar para atuarem em cooperação visando fortalecer a cidadania ativa de uma região rural, bem como aumentar a vigilância natural e a celeridade das informações referentes a noite segurança, com o intuito de prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a segurança física das pessoas e do patrimônio.
Para o prefeito Lademir Arcari, a iniciativa deve contribuir muito com a segurança da população e redução da criminalidade. “É um trabalho muito importante porque integra a Polícia e a comunidade, desenvolvendo ações como o patrulhamento rural, o georreferenciamento das propriedades e o fortalecimento de vínculos, que promove a prevenção e resolução de problemas”, avalia o prefeito.
“A polícia e a comunidade vão trabalhar em parceria. Com a rede rural conseguimos ter acesso a informações para que possamos trabalhar para a prevenção e restauração da ordem”, explicou o cabo Adriano Samonek, destacando que o programa já tem tido bons resultados no município de Porto União. ” Hoje temos 866 pessoas cadastradas e uma redução muito significativa do número de crimes no interior do município”, comentou.