
O ex-expedicionário da Segunda Guerra Mundial, Orlandino Bueno da Silva, até então considerado o único ex-combatente da Força Aérea Brasileira (FAB), morreu aos 104 anos, na madrugada deste sábado (4), em São João do Triunfo.
O velório acontece na residência de familiares em Água Comprida, São João do Triunfo e o sepultamento será após missa na igreja da comunidade às 16h, seguindo logo após ao cemitério de Faxinal dos Silva.

O Portal RDX apurou junto à familares que Orlandino era natural de Palmeira, mas residia em São João do Triunfo. Nascido no dia 8 de setembro de 1920, embarcou no 4° Escalão rumo à Itália no dia 23 de novembro de 1944, chegando no dia 7 de dezembro do mesmo ano. Na época, o comandante era o Coronel Mário Travassos e o navio de transporte era o General Meigs.
O retorno ao Brasil aconteceu no dia 4 de setembro de 1945, de onde partiu de Nápoles, chegando ao Rio de Janeiro no dia 17 de setembro do mesmo ano. O comandante era o Coronel Delmiro de Andrade e o navio de trasnporte era o General Meigs.
**Via Portal RDX – Por Edinei Cruz

