Mosca intacta é encontrada em intestino de homem durante exame » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Mosca intacta é encontrada em intestino de homem durante exame


24 de novembro de 2023

O paciente, não identificado, passava por uma uma colonoscopia periódica. O homem disse não saber como ingeriu a mosca. Entenda o caso

Foto: The American Journal of Gastroenterology

Uma mosca intacta foi encontrada por médicos no intestino de um homem de 63 anos durante exame nos Estados Unidos (EUA). As imagens foram compartilhadas pela revista científica American Journal of Gastroenterology.

A mosca foi encontrada no cólon transverso do intestino grosso do paciente, que atravessa a parte superior do abdome, ainda distante do reto.

Mosca é encontrada no intestino de paciente: O que aconteceu?

O paciente, não identificado, passava por uma uma colonoscopia periódica, que serve para identificar câncer no cólon Ele não apresentava nenhum sintoma, mas sofre de refluxo, hipertensão e asma.

O homem disse não saber como ingeriu a mosca, já que estava tendo uma dieta a base de líquido no dia anterior. Mas que dois dias antes havia comido pizza e alface, o que foi colocado como hipótese da ingestão do inseto.

A mosca foi encontrada no cólon transverso do intestino grosso do paciente, que atravessa a parte superior do abdome, ainda distante do reto.

Mosca intacta no intestino: inseto estava vivo?

A mosca estava morta, mas o fato de os ácidos do intestino não terem dissolvido o inseto chamou a atenção dos médicos.

A hipótese de a mosca ter “voado” pelo intestino do homem foi levantada. Mas é uma possibilidade pouco provável, já que o espaço para a ação é limitado.

Mosca intacta no intestino: Como ficou o paciente?

O homem de 63 anos ficou em choque, mas lidou bem com a notícia. Durante o exame ele foi diagnosticado com diverticulose colônica, uma doença que pode causar infecção e inflamação no intestino grosso.

No artigo publicado em outubro no American Journal of Gastroenterology, a equipe médica da divisão de gastroenterologia da Universidade de Medicina de Missouri afirmou que: “É uma situação extremamente rara e misteriosa, uma mosca intacta vivendo em um cólon transverso, área na parte superior do intestino grosso”.

**Via O Povo

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Saúde confirma dois óbitos e 1.785 novos casos de dengue no Paraná

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, divulgou nesta terça-feira (25) o informe semanal da dengue. O boletim registra 1.785 novos casos da doença e dois óbitos no Paraná. Desde o início do novo ano epidemiológico de 2025, o Estado já contabiliza 36.804 notificações, 7.108 casos confirmados e quatro mortes em […]

Epagri apresenta os resultados do agronegócio catarinense em 2024

A Epagri apresenta nesta quarta-feira, 26, os resultados do desempenho da agropecuária e do agronegócio do Estado nos anos de 2023 e 2024. A apresentação será em evento online às 11h, com transmissão pelo Canal de Capacitações da Epagri no YouTube, por este link. O estudo, realizado pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), analisa […]

Polícia Militar de Santa Catarina investe em drones de última geração para fiscalização ambiental

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), deu um importante passo para modernizar as operações de fiscalização e monitoramento ambiental. Com um investimento total de R$ 617 mil, a corporação adquiriu 19 unidades do drone DJI Mavic 3 Enterprise Thermal, um equipamento de alta tecnologia que […]