Mosca intacta é encontrada em intestino de homem durante exame » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Mosca intacta é encontrada em intestino de homem durante exame


24 de novembro de 2023

O paciente, não identificado, passava por uma uma colonoscopia periódica. O homem disse não saber como ingeriu a mosca. Entenda o caso

Foto: The American Journal of Gastroenterology

Uma mosca intacta foi encontrada por médicos no intestino de um homem de 63 anos durante exame nos Estados Unidos (EUA). As imagens foram compartilhadas pela revista científica American Journal of Gastroenterology.

A mosca foi encontrada no cólon transverso do intestino grosso do paciente, que atravessa a parte superior do abdome, ainda distante do reto.

Mosca é encontrada no intestino de paciente: O que aconteceu?

O paciente, não identificado, passava por uma uma colonoscopia periódica, que serve para identificar câncer no cólon Ele não apresentava nenhum sintoma, mas sofre de refluxo, hipertensão e asma.

O homem disse não saber como ingeriu a mosca, já que estava tendo uma dieta a base de líquido no dia anterior. Mas que dois dias antes havia comido pizza e alface, o que foi colocado como hipótese da ingestão do inseto.

A mosca foi encontrada no cólon transverso do intestino grosso do paciente, que atravessa a parte superior do abdome, ainda distante do reto.

Mosca intacta no intestino: inseto estava vivo?

A mosca estava morta, mas o fato de os ácidos do intestino não terem dissolvido o inseto chamou a atenção dos médicos.

A hipótese de a mosca ter “voado” pelo intestino do homem foi levantada. Mas é uma possibilidade pouco provável, já que o espaço para a ação é limitado.

Mosca intacta no intestino: Como ficou o paciente?

O homem de 63 anos ficou em choque, mas lidou bem com a notícia. Durante o exame ele foi diagnosticado com diverticulose colônica, uma doença que pode causar infecção e inflamação no intestino grosso.

No artigo publicado em outubro no American Journal of Gastroenterology, a equipe médica da divisão de gastroenterologia da Universidade de Medicina de Missouri afirmou que: “É uma situação extremamente rara e misteriosa, uma mosca intacta vivendo em um cólon transverso, área na parte superior do intestino grosso”.

**Via O Povo

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Epagri disponibiliza livro de receitas preparadas por extensionistas sociais

Está disponível para livre download no site da Epagri o livro “Alimentação, afetividades e aprendizados no cotidiano extensionista”. É só clicar aqui para baixar a obra, que reúne receitas coletadas pelas extensionistas sociais da Epagri em suas experiências profissionais ou pessoais.  A Epagri realiza um trabalho histórico com alimentação, promovido pela extensão social, com início que remonta […]

Perto da volta às aulas, Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação

A menos de 15 dias do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda aos pais e responsáveis a colocarem em dia a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes como forma de garantir proteção. A volta às aulas é caracterizada pelo aumento da circulação de viroses entre as crianças e […]

Cidades da Região Sul contam com o método Wolbachia no controle do Aedes aegypti

A nova tecnologia é comprovadamente eficaz e, quando aliada à atuação contínua da população na prevenção, apresenta resultados significativos na redução das arboviroses Na região Sul do Brasil, as cidades de Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, estão entre as pioneiras na adoção do método Wolbachia para combater a proliferação do Aedes aegypti, […]