Mulher incomodada com barulho descobre aranha vivendo em seu ouvido; veja o vídeo » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Mulher incomodada com barulho descobre aranha vivendo em seu ouvido; veja o vídeo


16 de novembro de 2023

Ilustrativa

Um caso curioso envolvendo uma senhora de 64 anos foi compartilhado em um artigo científico recentemente. A idosa, que vive em Taiwan, não suportava mais um barulho que só ela escutava. Eram cliques e farfalhos incessantes e isso já estava se tornando um problema em sua vida.

Foi então que ela decidiu ir a um médico, onde os especialistas optaram por fazer um exame de imagem no canal auditivo da paciente, usando uma pequena câmera. Para a surpresa de todos, eles encontraram uma pequena aranha vivendo dentro do ouvido da mulher, que não teve sua identidade revelada. O vídeo do exame viralizou na internet.

Aranha trocou de exoesqueleto no ouvido da mulher

A aranha parecia estar muito à vontade vivendo dentro do ouvido da paciente. Isso é tão verdade que o bicho decidiu aproveitar a estadia para trocar seu exoesqueleto, que é sua estrutura de sustentação externa.

Conforme crescem, esses animais precisam trocar o exoesqueleto para se adequarem à sua nova realidade de tamanho. Nesse período de troca, os bichos ficam mais vulneráveis a predadores e buscam locais seguros para se esconderem. Nessa procura, a aranha decidiu que um ouvido humano era um bom lugar para se abrigar.

A imagem captada pela equipe médica mostra tanto a aranha viva, como seu exoesqueleto antigo.

Aranha foi aspirada para fora do ouvido

Rapidamente, a equipe médica removeu a aranha do canal auditivo da paciente. O pequeno aracnídeo media cerca de 3 mm, portanto, ele não chegou a causar dores de ouvido na mulher, apenas incomodá-la com seus movimentos, pois eles geravam ruídos que apenas ela era capaz de escutar.

A equipe do Dr. Liyin Weng decidiu publicar o artigo relatando a situação e os procedimentos médicos utilizados no tratamento, pois esse tipo de acidente com aranhas não é tão comum em sua clínica, ainda que o médico reconheça que a presença de outros insetos, como mariposas e até baratas, pode ser mais frequente nos ouvidos humanos.

Ainda assim, a presença de insetos dentro dos canais auditivos já havia sido registrada pela literatura médica. Uma reportagem da NBC mostra que 14% dos acidentes contendo objetos estranhos dentro dos ouvidos são causados por animais, como insetos ou aranhas.

Ainda assim, a presença de objetos, como algodão, pedaços de brinco ou miçangas, é considerada mais comum nos ouvidos do que insetos vivos.

O que fazer nesses casos?

A presença de objetos estranhos dentro dos ouvidos pode causar cócegas, arrepios ou um incômodo tátil. Raramente causa dor. Como no caso descrito nesta matéria, algumas pessoas ouvem sons.

Em todos esses casos, o paciente deve buscar ajuda médica. Em nenhuma hipótese tente remover o objeto ou animal sozinho. Você poderá causar danos irreversíveis à sua audição.

Ainda que alguém consiga enxergar o objeto ou o animal, não permita que essa pessoa tente retirá-lo. No caso de Taiwan, os médicos utilizaram um aparelho de aspiração de uso hospitalar, tudo isso para evitar danos internos no ouvido da paciente — que não ficou com nenhuma sequela dessa experiência.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]

Está chegando a 3ª Caminhada Intermunicipal “Caminho da Erva Mate”

A caminhada acontece entre União da Vitória e Porto Vitória Uma caminhada que reúne o que há de mais bonito e aprazível: O ambiente preservado de uma floresta, o rio Iguaçu, a força econômica da erva-mate que se revigora distribuindo riqueza e o Parque Histórico Iguassu, local icônico onde acontecerá a largada. A equipe organizadora […]

Associação Arte do Porto entrega nesta quinta o Troféu Valor Cultural

O prêmio é um reconhecimento ao excelente trabalho dos artesãos do município, que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas Na noite desta próxima quinta-feira, 18 de abril de 2024, as 19h30min, acontece na Sala de Eventos do Armazém 1, na Estação União em frente à Praça Hercílio Luz, a entrega do Troféu Valor […]