Durante a reunião realizada pela Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), na manhã dessa sexta feira, 15, na 6ª Regional de Saúde, o tema em pauta foi a possibilidade de criar o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Paraná Sul (Cidepsul). O consórcio tem como objetivo administrar os equipamentos que compõem a patrulha mecanizada do Projeto Patrulha do Campo. Este projeto é do governo do estado do Paraná e visa apoiar os municípios nos trabalhos de adequação, melhoria e manutenção das estradas rurais.
As patrulhas mecanizadas são compostas por escavadeira, trator de esteira, pá-carregadeira, motoniveladora, rolo-compactador, caminhão-comboio, camionete, carreta para o transporte dos equipamentos e cinco caminhões basculantes.
O benefício é cedido aos municípios, que constituírem consórcios para coordenar os trabalhos. Por isso, a importância de formar, com urgência, o Cidepsul.
Para gerenciar os trabalhos será necessário um recurso mensal, aos consorciados, de aproximadamente R$ 4 mil para uma patrulha e R$ 7 mil para duas patrulhas, por município. Esses custos ficam a cargo das prefeituras. Além disso, há os custos operacionais como estadia, combustível e alimentação que também são de responsabilidade da administração.
A primeira ação é constituir um estatuto e para isso foi assinado um protocolo de intenções. Na sequência será necessária a aprovação por parte das câmaras de vereadores em cada município, para posteriormente constituir uma Assembleia que valide o estatuto do Cidepsul.
Na execução dos serviços, a Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná) recebe a orientação do local em que o município necessita da obra para fazer um projeto e na sequencia executá-lo.
O presidente da Amsulpar e prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, apontou algumas ideias, como a divisão por quotas de horas de serviço para cada município.
Todas as propostas serão analisadas por cada prefeitura e câmara de vereadores, para depois, ser oficialmente constituído o consórcio.
Implantação do SAMU regional
Outra proposta discutida na reunião foi a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para atender todos os municípios da região.
O chefe da 6ª Regional de Saúde, Ary Carneiro Junior, sugeriu que seja agendada uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, para saber como está o andamento do processo.
Para Ary Carneiro o momento é propício para viabilizar a implantação do Samu. “Temos no Pedro Ivo alguém que conhece a tramitação dos processos e meios para isso”, destaca.