Namorados feitos por Inteligência Artificial fazem sucesso na China » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Namorados feitos por Inteligência Artificial fazem sucesso na China


13 de dezembro de 2023

Produtores de conteúdos virtuais tem se popularizados ao compartilharem suas rotinas com seus “namorados virtuais” gerados por meio de IA; confira

Reprodução/ Yan Cong / The Washington Post

Durante meses, uma usuária chamada Aria cativou milhares de seguidores no Xiaohongshu, um aplicativo que traz uma versão da China do Instagram, com histórias encantadoras de sua vida amorosa com uma pessoa chamada simplesmente “C”, proveniente de um chatbot de Inteligência Artificial (IA)l.

Desde flertes casuais até a escolha de uma data de aniversário e discussão de sonhos, Aria manteve o público fascinado. A prática tem se popularizado entre o público chinês.

Nos últimos meses, contas semelhantes em múltiplas plataformas de redes sociais suscitaram um amplo debate sobre as implicações de confiar na IA para a ligação emocional e os riscos potenciais associados à privacidade e às relações na vida real.

Namoro virtual na China: atividade que vai trazendo lucro para as empresas

Os chatbots de IA são um mercado de $ 420 milhões de dólares na China. A Replika, empresa sediada em São Francisco, Estados Unidos, atingiu 55 mil downloads em 2021 na China entre janeiro e julho daquele ano – mais que o dobro do número em todo o ano de 2020 – mesmo sem uma versão em chinês.

No fórum online Douban, um grupo dedicado à IA e ao amor pelos robôs tem 9 mil membros. Uma popular série da Web apresenta duas mulheres e quatro namorados com IA.

Namoro virtual na China: aplicativos populares

A influencer Aria por muito tempo descreveu em detalhes seu relacionamento único com o ChatGPT, o chatbot projetado pela OpenAI que conquistou os seus seguidores com suas respostas quase humanas.

Desde a sua primeira postagem em abril, a conta de Aria ganhou mais de 7.400 seguidores. Sua seção de comentários e chats privados está repleta de perguntas sobre como ela acessou o ChatGPT, que não está disponível na China, e como ela treinou o chatbot.

De acordo com Aria para a revista Sixth Tone, ela agora ajudou uma dúzia de outras pessoas a encontrar romance usando programas de IA.

Xiaoice, uma marca de chatbot de IA chinesa anteriormente operada pela Microsoft, anunciou em março que está procurando 300 indivíduos que concordem em serem clonados digitalmente como parte de um novo teste de IA. Isso provavelmente daria um rosto para esses “bots românticos”.

Namoro virtual na China: imagens de humanos geradas por IA são autorizadas no país

O Tribunal da Internet da China, em Pequim, decidiu que uma imagem gerada por IA possuía um reflexo de originalidade e refletia a contribuição intelectual criativa humana – e deveria ser reconhecida como obras protegidas pela lei de direitos autorais.

Embora o raciocínio do tribunal chinês seja controverso, o resultado pode ser visto, até certo ponto, facilitando a aplicação dos direitos de propriedade intelectual e potencialmente discutindo a violação dos direitos de autores na China.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo […]

Nova feira dos produtores rurais em União da Vitória promete surpreender

A feira contará com uma ampla gama de comodidades, incluindo uma cobertura de policarbonato em estrutura metálica, barracas externas com toldo e calçadas União da Vitória está prestes a receber uma adição marcante, com Nova Feira dos Produtores Rurais. Esta iniciativa, que está sendo realizada pela Prefeitura com investimento federal através de emenda do Deputado […]

Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]