Operação da PF investiga prestação de serviço da Sanepar » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Operação da PF investiga prestação de serviço da Sanepar


24 de setembro de 2012

Divulgação

Na quinta-feira, 20, a Polícia Federal constatou por meio da Operação Iguaçu – Água Grande que a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) cobra dos usuários pelo tratamento do esgoto, mas não executa os serviços.

As investigações revelam que 20% das estações de tratamento de esgoto da companhia atuam clandestinamente: elas sequer existem juridicamente e funcionam sem licenças de operação.

Segundo a PF, a companhia lança os efluentes em cursos d’água sem qualquer tratamento, em “clara agressão ambiental à coletividade, à fauna e à flora”.

As investigações da “Operação Iguaçu – Água Grande” começaram em 2009. Até esta quinta-feira, as equipes percorreram – de helicóptero e de barco – mais de 15 mil quilômetros e coletaram mais de 430 análises laboratoriais em material, encaminhados principalmente à Unicamp.

A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba já iniciou a coleta de documentos para a tramitação do procedimento investigatório. A investigação vale para todo o estado do Paraná.

Em nota oficial enviada à imprensa, a assessoria de imprensa da Sanepar nega as acusações. Leia a íntegra:

Nota Oficial:

“A SANEPAR ESCLARECE EM DEFESA DO PARANÁ E DE MEIO SÉCULO DE SANEAMENTO”

1. A direção e os empregados da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) foram surpreendidos na manhã desta quinta-feira com a presença de policiais federais em escritórios da empresa em Curitiba e 16 cidades do interior do Estado. A ação policial tenta atribuir à Sanepar a responsabilidade pela poluição em toda a extensão do rio Iguaçu, o maior do Paraná.

2. A Sanepar não é responsável pelos níveis de poluição no rio Iguaçu, que recebe grande volume de material proveniente de indústrias, agricultura, pecuária, suinocultura, avicultura e ligações irregulares de esgoto.

3. Nos últimos 10 anos, a Sanepar investiu R$ 1 bilhão na implantação e na ampliação da rede de coleta e tratamento de esgoto nos municípios que integram a bacia do rio Iguaçu. Até 2014, a empresa investirá mais R$ 2 bilhões em saneamento em todo o Paraná.

4. A empresa trabalha, permanentemente, com prefeituras, ONGs e demais instituições da sociedade para incentivar a preservação ambiental, a despoluição de rios e a correta ligação à rede de coleta de esgoto.

5. As Estações de Tratamento de Esgoto da Sanepar seguem parâmetros estabelecidos pela legislação ambiental.

6. O programa Se Ligue na Rede, mantido pela Sanepar, de incentivo à ligação correta de esgoto, é premiado e reconhecido como modelo pelo Governo Federal. Estudo independente feito pelo Instituto Trata Brasil aponta as três maiores cidades do estado, Curitiba, Maringá e Londrina, entre as melhores do Brasil em qualidade de saneamento.

7. A direção da Sanepar estranha o fato de a ação policial, com abrangência e divulgação claramente exageradas, ocorrer em meio à greve da Polícia Federal e às vésperas das eleições municipais. Todas as informações requisitadas são de acesso público e podem ser obtidas por correio eletrônico, fax, telefone ou em qualquer um de nossos escritórios de atendimento.

8. A Sanepar tomará todas as providências jurídicas para esclarecer a verdade dos fatos e responsabilizar pessoalmente os autores de declarações inverídicas e caluniosas destinadas, simplesmente, a atacar a imagem da empresa construída em meio século de história no Paraná.

9. A Sanepar mantém permanente diálogo com todos as instituições da sociedade, está e estará sempre aberta a prestar todas as informações à população.”

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Câmara Municipal de União da Vitória debate iluminação pública e cobra melhorias urbanas

Na 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de União da Vitória, realizada recentemente, os vereadores apresentaram uma série de indicações voltadas principalmente à área urbana do município, com foco em melhorias na infraestrutura e serviços públicos. Entre as principais solicitações estiveram pavimentação asfáltica, manutenção de bocas de lobo e vias públicas, instalação de redutores de […]

Na segunda-feira, dia 16, os alunos da Escola de Educação Básica Coronel Cid Gonzaga, que participam do programa A.M.E (Atitudes Moldam Emoções), promovido pela 2ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar, com sede em Porto União, realizaram uma visita técnica à 4ª Delegacia de Polícia Civil de União da Vitória. Durante a visita, os […]

Porto União tem reunião sobre Remineralizador para lavouras

Na noite de ontem, Porto União sediou uma importante apresentação voltada aos agricultores do município. O evento aconteceu no Restaurante Portal, no bairro Santa Rosa, e teve como destaque o lançamento do remineralizador, um novo produto que promete contribuir para o fortalecimento da agricultura local. Remineralizadores são pós de rocha, oriundos de rochas silicáticas que, quando […]