Outubro Rosa: Santa Catarina lança campanha pela prevenção e combate ao câncer de mama » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Outubro Rosa: Santa Catarina lança campanha pela prevenção e combate ao câncer de mama


1 de outubro de 2021

“Toque, prevenção, cuidado e amor”, a campanha de conscientização do governo de Santa Catarina deste ano, desenvolvida pela da Secretaria de Estado da Saúde (SES), remete aos passos do cuidado na prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama. Neste ano, a campanha também traz informações sobre o câncer de colo de útero desenvolvido por meio do Papilomavírus Humano – HPV.

A realização do autoexame é uma das formas mais simples de realizar a detecção e a porta de entrada para o atendimento aos pacientes que venham a perceber alguma alteração é Atenção Primária, através dos postos de saúde. “É importante que, ao aparecimento dos primeiros sintomas, o paciente já busque o atendimento. Quanto antes o tratamento iniciar, maior as chances de cura”, afirma.

O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Até o dia 24 de setembro, deste ano, 429 óbitos pela doença já tinham sido registrados no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), em Santa Catarina. No ano de 2020, foram 660 vítimas da doença no estado. 

Menos comum, mas que também deve fazer parte do cotidiano masculino, o câncer de mama também acomete os homens, sendo eles, responsáveis por 1% dos casos registrados no país. 

Câncer de colo de útero

Causa pelo Papilomavírus Humano – HPV, desde 2014 o Governo Federal disponibiliza a vacina tetravalente para meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, que protegem contra os tipos mais prevalentes do vírus e são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero. Mesmo tendo recebido a vacina a indicação é que mulheres a partir dos 25 anos realizem o exame preventivo (Papanicolau). 

Ações pelo estado 

A Maternidade Dona Katarina Kaus, de Mafra, realizará entre os dias 19 e 23 diversas atividades voltadas às servidoras e as pacientes. Sendo que nos dias 19 e 20 serão realizadas coletas de preventivo de câncer de colo de útero e exames de mama. A Maternidade Darcy Vargas, de Joinvile, promoverá ações a partir do dia 4 de outubro, com gincanas, depoimentos de servidoras que venceram o câncer. No dia 20, às 19h30min, será realizada a live “Câncer de mama entre mitos e verdades” com Dr. Fernando Koenig.

A Maternidade Carmela Dutra, de Florianópolis, realizará no dia 7 de outubro, às 14h, uma live com a Dra. Liliane Raupp (mastologista) sobre prevenção e diagnóstico de câncer de mama e disponibilizará para os servidores exame de mama. A Diretoria de Atenção Primária à Saúde, por meio do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, realizará no dia 6, às 14h, a web palestra, a “Atenção Primária à Saúde e o aperfeiçoamento das ações de rastreamento do câncer de colo do útero e de mama”, Dr. Fidel Cesário – Médico de Família e Comunidade. O público-alvo são os Profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde. 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente na rotatória da rodoviária de Porto União deixa duas mulheres feridas

Por volta das 7h50min desta segunda-feira (7), um acidente de trânsito foi registrado na Avenida Getúlio Vargas, na rotatória em frente da Rodoviária de Porto União.No local, em conversa com a condutora de um veículo Toyota SW4 com placas de Porto União, relatou que fazia a conversão na rotatória e não viu a ciclista, vindo […]

Secretaria Estadual registra a terceira morte por Chikungunya em Santa Catarina

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria da Vigilância Epidemiológica (DIVE), confirma que a terceira morte pela doença foi de uma mulher de 80 anos, em Xanxerê. O primeiro caso aconteceu em Florianópolis, no dia 1º de janeiro, com um homem de 83 anos e o segundo com uma idosa de […]

Com Patrulha Rural da PMPR, número de roubos no campo cai 34,6% em três anos no Paraná

O Programa Patrulha Rural Comunitária 4.0, da Polícia Militar do Paraná (PMPR), registrou uma queda de crimes nas regiões rurais do Estado entre 2024 e 2022, começo da ação. Os dados foram mapeados, analisados pela Coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária e apresentados nesta segunda-feira (7). O programa promove operações policiais, visitas comunitárias, cadastros de propriedades, […]