Padeiros batem recorde ao criar a maior baguete do mundo, com mais de 140 metros » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Padeiros batem recorde ao criar a maior baguete do mundo, com mais de 140 metros


11 de maio de 2024

O processo de panificação da baguete foi iniciado às 3h da madrugada e durou cerca de 13 horas; veja vídeo

Divulgação/Ville de Suresnes

Uma equipe de 12 padeiros de Suresnes, cidade do norte da França, estabeleceu um novo recorde mundial no último domingo, 5, ao preparar a baguete mais longa do mundo, com 140,53 metros de comprimento. O feito foi conquistado durante um evento da confederação francesa de padeiros e confeiteiros.

A baguete é cerca de 235 vezes mais comprida que as tradicionais, que costumam medir por volta de 60 centímetros e pesar, em média, 250 gramas. De acordo com a CNN, para o preparo, foram necessários 90 kg de farinha, 60 litros de água, 1,2 kg de sal e 1,2 kg de fermento.

O recorde anterior pertencia a um grupo de padeiros da cidade de Como, no norte da Itália, que assou uma baguete de 132,62 metros há cinco anos, em junho de 2019.

Como a maior baguete do mundo foi preparada

Para realizar o feito de quebrar o recorde prévio, a equipe de profissionais deu início ao preparo da massa da baguete às 3h da madrugada no horário local (22h de sábado, 4, no horário de Brasília) e concluiu a panificação depois de 13 horas de trabalho.

Os padeiros responsáveis começaram misturando, amassando e modelando os ingredientes do pão, pondo, em seguida, a massa em um forno lento sobre rodas desenvolvido especialmente para assar a baguete.

Que regras a baguete deveria seguir para a confirmação do recorde

As regras do Guinness determinavam que a baguete deveria ter ao menos 5 centímetros de espessura ao longo de toda a extensão da iguaria, o que foi devidamente cumprido pelos padeiros.

“Agora a grande questão é: qual o tamanho da nossa baguete?”, perguntou o perfil oficial da cidade francesa nas redes sociais, apresentando uma foto da baguete sendo medida pela equipe que monitorou a quebra do recorde.

“Tudo foi validado, estamos todos muito felizes por ter batido esse recorde e por ter sido feito na França”, disse Anthony Arrigault, um dos padeiros envolvidos, depois que a baguete foi aprovada pelo juiz do Guinness World Records.

Após a certificação do esforço dos padeiros franceses ser feita pelos funcionários do Guinness, parte da baguete foi repartida entre os curiosos. O restante da iguaria foi distribuído a desabrigados e pessoas em situação de rua na cidade.

**Via O Povo

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Estudantes poderão contar com curso preparatório gratuito para o Enem em SC

O curso estará disponível para todos os alunos do ensino médio da rede estadual O Curso de Redação e os Simulados da plataforma Enem Gratuito estão disponíveis gratuitamente para os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. A parceria firmada pela Secretaria de Estado da Educação com a Rede Enem […]

Na dúvida se a comida na geladeira está estragada? Invenção brasileira é a solução

Esse “nariz artificial” ajuda na identificação de comida estragada mudando de cor conforme os gases que elas emitem. Comer está entre as melhores coisas da vida para muitas pessoas. Contudo, nem sempre a comida está adequada para o consumo. Nesse ponto, saber quando uma comida está estragada na geladeira pode ser uma coisa complicada, até […]

Inscrições para o Prouni começaram nesta terça-feira

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024 começaram nesta terça-feira. Os interessados terão até sexta-feira (26) para participar do processo seletivo. Para isso, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição. As inscrições […]