Paraná confirma primeiro caso de varíola dos macacos, diz Sesa » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Paraná confirma primeiro caso de varíola dos macacos, diz Sesa


4 de julho de 2022

O Paraná confirmou neste domingo (3) o primeiro caso de varíola dos macacos causada pelo vírus monkeypox. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o paciente é um morador de Curitiba de 31 anos com histórico de viagem para São Paulo entre 16 e 18 de junho.

As amostras de exame do paciente foram analisadas pelo laboratório nacional de referência para a doença. Outros dois casos suspeitos da varíola no estado permanecem em investigação.

Conforme a Prefeitura de Curitiba, o paciente com caso confirmado buscou atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade com febre e alergia de pele no dia 24 de junho. Ele foi encaminhado para um hospital e fez a coleta de exames em uma área isolada.

Até a publicação desta reportagem, não havia novas informações sobre o estado de saúde dele.

Na última divulgação, a Secretaria Municipal de Saúde havia afirmado que o homem passava bem e estava isolado em casa. Pessoas que tiveram contato com o paciente estavam sendo monitoradas.

Conforme a Sesa, a varíola dos macacos é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.

De forma geral, a doença causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

Entre os sintomas da varíola dos macacos estão febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia (íngua), calafrios e fadiga.

A doença já foi confirmada em outros estados do Brasil, como São Paulo.

**G1

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Equipe de hospital realiza campanha de arrecadação para recém-nascido abandonado em Porto União

Após o episódio de abandono do recém-nascido ocorrido nesse domingo, 7, a equipe do Hospital São Braz está arrecadando doações de roupinhas, fraldas e itens de higiene para ajudar o menino. Quem puder e quiser ajudar de alguma forma pode entregar as doações diretamente na recepção do Pronto Socorro na Rua Frei Rogério, nº 579, […]

Alimentos ultraprocessados podem contribuir para perda cognitiva

Dificuldade de lembrar datas, fazer cálculos ou realizar tarefas básicas do dia a dia. As habilidades cognitivas geralmente diminuem à medida que a idade avança. Mas pesquisa feita por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) mostra que a perda chega a ser 28% maior entre pessoas que consomem mais alimentos ultraprocessados. São alimentos que passaram […]

Colesterol alto é fator de risco para doenças cardiovasculares

O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional RJ (SBD-RJ), Daniel Kendler, lembra, no Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, comemorado hoje (8), que o excesso dessa gordura no organismo é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame. Cerca de 40% da população […]