Paraná confirma primeiro caso de varíola dos macacos, diz Sesa » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Paraná confirma primeiro caso de varíola dos macacos, diz Sesa


4 de julho de 2022

O Paraná confirmou neste domingo (3) o primeiro caso de varíola dos macacos causada pelo vírus monkeypox. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o paciente é um morador de Curitiba de 31 anos com histórico de viagem para São Paulo entre 16 e 18 de junho.

As amostras de exame do paciente foram analisadas pelo laboratório nacional de referência para a doença. Outros dois casos suspeitos da varíola no estado permanecem em investigação.

Conforme a Prefeitura de Curitiba, o paciente com caso confirmado buscou atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade com febre e alergia de pele no dia 24 de junho. Ele foi encaminhado para um hospital e fez a coleta de exames em uma área isolada.

Até a publicação desta reportagem, não havia novas informações sobre o estado de saúde dele.

Na última divulgação, a Secretaria Municipal de Saúde havia afirmado que o homem passava bem e estava isolado em casa. Pessoas que tiveram contato com o paciente estavam sendo monitoradas.

Conforme a Sesa, a varíola dos macacos é uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.

De forma geral, a doença causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo.

Entre os sintomas da varíola dos macacos estão febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia (íngua), calafrios e fadiga.

A doença já foi confirmada em outros estados do Brasil, como São Paulo.

**G1

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Mega-Sena deste sábado paga prêmio de R$ 57 milhões

O Concurso 2.543 da Mega-Sena, que será sorteado hoje (26) à noite em São Paulo, pagará o prêmio de R$ 57 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será feito às 20h no Espaço da Sorte, em São Paulo. Ninguém acertou as seis dezenas no último concurso, realizado quinta-feira (24) e o prêmio […]

Aneel anuncia bandeira tarifária verde para dezembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciouontem (25) a manutenção da bandeira tarifária verde no mês de dezembro para as contas de luz dos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo oitavo mês seguido. A justificativa da agência é que as condições de […]

Teor de biodiesel no diesel continuará em 10% até 31 de março

De 1º de janeiro a 31 de março, a mistura de biodiesel no diesel continuará em 10%. A medida foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que aprovou parcialmente resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicada na última segunda-feira (21). Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que a medida traz previsibilidade e segurança […]