Paraná é líder em sustentabilidade ambiental no País, aponta ranking nacional » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Paraná é líder em sustentabilidade ambiental no País, aponta ranking nacional


1 de outubro de 2021

Foto: Denis Ferreira Netto/Arquivo IAT

O Paraná é líder nacional em sustentabilidade ambiental no Ranking de Competitividade dos Estados, publicado pelo Centro de Liderança Pública. O Estado aparece como 1º lugar nesse quesito e 4º colocado na classificação geral.

A publicação foi divulgada nesta quinta-feira (30), com dados referentes ao ano de 2020. Na edição anterior da publicação, o Paraná configurava em 3º lugar no pilar sustentabilidade ambiental, evoluindo duas posições.

Além do ranking geral, o Centro de Liderança Pública divulgou também um relatório específico de sustentabilidade, que leva em conta os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU na Agenda 2030. O relatório completo pode ser consultado AQUI.

A pesquisa tem por finalidade pautar a atuação dos líderes públicos e estimular a otimização da competitividade entre os estados, bem como estabelecer prioridades de gestão para o funcionalismo público.

O resultado final é baseado em 10 pilares separados em 68 indicadores de abrangência nacional e atualização anual. Para a composição de sustentabilidade ambiental foram analisados os indicadores de emissão de CO2, destinação do lixo, serviços urbanos, tratamento de esgoto e perda de água.

 “Isso mostra que estamos no caminho certo, promovendo o desenvolvimento do Estado, mas também pensando na preservação e recuperação do meio ambiente”, destacou o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

“Se o Paraná é o Estado que mais produz por metro quadrado no País, precisa ser também o que mais preserva, recupera e fiscaliza. É o tripé da sustentabilidade para garantir o futuro”, acrescentou o secretário.

ODS – No ranking de ODS, o Paraná aparece em 3º lugar geral, com destaque para os pilares consumo e produção responsáveis e vida na água, nos quais ocupa a primeira posição. No quesito cidades e comunidades sustentáveis o Estado aparece em 2º lugar.

“O Paraná apresentou a melhor pontuação nos três indicadores relacionados a resíduos urbanos, o que reflete uma importante contribuição do Estado para o alcance da meta 11.6, em prol das Cidades e Comunidades Sustentáveis. Além disso, também se destaca em primeiro lugar no ODS 14, Vida na Água”, afirmou a vice-presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), Keli Guimarães. 

De acordo com Nunes, o resultado é fruto de diversos programas desenvolvidos no Estado. “Programas de gestão de resíduos sólidos, o Rio Vivo, o Descomplica Rural, o Paraná Mais Verde e outros programas e projetos desenvolvidos pela pasta ambiental têm se mostrado uma importante ferramenta, não apenas para o cidadão, mas também para o meio ambiente do Paraná”, afirmou.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Bandeira tarifária de janeiro se mantém verde, sem cobrança extra

A melhora das condições de geração de energia, em especial devido às chuvas que melhoraram os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, garantiram a manutenção da bandeira tarifária verde para o mês de janeiro de 2025. Com isso, não será cobrado valor adicional nas contas de luz dos brasileiros, informou a Agência Nacional de Energia […]

Arteris Planalto Sul estima mais de 420 mil veículos circulando na BR-116 nos próximos dias

As equipes da Arteris Planalto Sul seguem mobilizadas para atuar na operação especial de fim de ano, entre os dias 27 de dezembro e 5 de janeiro. Nesse período, o fluxo de veículos esperado para o trecho tem elevação de até 17%, com cerca de 424 mil veículos transitando na BR-116 entre Paraná e Santa […]

Salário mínimo deverá ser de R$ 1.518 em 2025

O salário mínimo de 2025 deverá ser de R$ 1.518, segundo previsão de fontes do governo, e será definido em decreto que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá assinar nos próximos dias. O texto será publicado no Diário Oficial da União até o fim deste ano, pois a correção valerá a partir […]