Paraná estuda modelo para incentivar construções de casas rurais sustentáveis » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Paraná estuda modelo para incentivar construções de casas rurais sustentáveis


11 de abril de 2024

Foto: Gisele Barão/SEAB

Uma parceria entre a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e a Águia Florestal Indústria de Madeira Ltda, de Ponta Grossa, vai possibilitar o investimento em tecnologia construtiva utilizando material oriundo de florestas plantadas. Um termo de intenção foi assinado pelo secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e pelo diretor da Águia Florestal, Álvaro Scheffer, na tarde desta quarta-feira (10), na ExpoLondrina, onde está montada uma casa-modelo do projeto.

Por meio do termo, a Seab solicita à Águia que estruture um modelo de casa rural utilizando madeira engenheirada (POC – Prova de Conceito). A iniciativa prevê o manejo sustentável das florestas públicas plantadas como um ativo para construção de casas rurais.

Ortigara destacou que a iniciativa busca atender especialmente a população rural em situação de vulnerabilidade. “Estamos construindo essa parceria, em que o estado cede suas florestas, e a indústria entrega casas prontas, para atender a população pobre no campo, em especial dos municípios com baixo IDH”, explicou. O projeto será apresentado e lançado oficialmente na Expoingá, que será realizada de 9 a 19 de maio de 2024, em Maringá. 

O material desenvolvido pela Águia é denominado CLT (Cross Laminated Timber). São lamelas de madeira coladas em camadas cruzadas, que oferecem resistência, estabilidade e eficiência acústica e térmica. A construção com madeira de reflorestamento ajuda a reduzir a emissão de carbono. 

O diretor da Águia Florestal destacou que a indústria está dialogando com a Seab e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná) para conhecer as dificuldades que precisam ser vencidas para levar construções sustentáveis para o meio rural. “Estamos seguindo a economia circular. É uma madeira que seria descartada, iria para a caldeira, e se converte em um produto que não tem mais fim. O desafio que o governo nos passou é fazer esse produto de uma maneira competitiva, eficiente e econômica, para melhorar a qualidade de vida”, disse. 

ESTUDOS – A assinatura acontece na semana em que uma comitiva do Governo do Estado está em visita em missão internacional na Áustria e na Suécia, com visitas técnicas que têm como tema central justamente a madeira engenheirada – material que passa por um pré-processamento para ser usado na construção civil.

“Como temos as florestas públicas plantadas no Paraná, pensamos no manejo sustentável delas e em tecnologias de descarbonização. A utilização de madeira engenheirada nesses processos é uma das opções de uso desses ativos florestais, que podem ser transformados em construções de baixo carbono e em políticas públicas que envolvem construções sustentáveis”, explica o diretor do Departamento de Florestas Plantadas (Deflop) da Seab, Breno Menezes de Campos, que integra a equipe da parceria com a Águia e representa a Secretaria na missão.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Especialização gratuita em Educação Especial Inclusiva da Unespar oferta 25 vagas em União da Vitória

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de União da Vitória, divulga o processo seletivo de alunos do curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação Especial Inclusiva, presencial e gratuita. As inscrições podem ser realizadas por formulário online, seguindo os critérios do edital, até o dia 9 de fevereiro de 2025. De acordo com a […]

Equipes iniciam trabalho de limpeza nas ruas de União da Vitória

Lavagem iniciou na canaleta da Avenida Manoel Ribas na noite desta segunda-feira, 20 e deve seguir nos próximos dias nas ruas centrais As equipes das Secretarias de Obras e do Meio Ambiente iniciaram nesta semana o trabalho de limpeza das ruas do centro de União da Vitória. O trabalho começou na canaleta da Avenida Manoel […]

Boletim semanal da dengue confirma mais 950 casos no Paraná

A Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental da Sesa publicou nesta terça-feira (21) o novo informe semanal da dengue. Foram registrados mais 950 casos da doença, sem novos óbitos.  Os dados do atual período epidemiológico, iniciado em 28 de julho de 2024, somam 61.319 notificações, 8.034 diagnósticos confirmados e dois óbitos em decorrência da dengue. No […]