Paraná já tem nove candidatos ao governo. Veja quem são » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Paraná já tem nove candidatos ao governo. Veja quem são


2 de agosto de 2022

O prazo para as definição dos candidatos nas eleições de outubro termina no próximo dia 5 de agosto, de acordo com o calendário eleitoral. Nas convenções deste fim de semana, seis nomes foram confirmados na disputa pelo governo do Paraná. Somados as que já estavam definidos, até agora são nove pré-candidatos concorrendo ao cargo de governador.

O governador do Paraná, Ratinho Junior, por exemplo, foi confirmado como candidato à reeleição pelo PSD no sábado (30). A convenção reuniu cerca de 5 mil pessoas em um centro de eventos em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. No encontro, o partido lançou 55 nomes para concorrer a deputado estadual e 31 para federal. O vice-governador do Estado, Darci Piana (PSD), foi confirmado novamente para o cargo. Entre as siglas que apoiam a reeleição do governador, estão PP e MDB.

No mesmo dia, o PDT realizou convenção, com a presença do pré-candidato a presidente Ciro Gomes, e do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. Foram lançadas a pré-candidatura do ex-deputado federal Ricardo Gomyde a governador e da professora Eneida Desiree Salgado ao Senado.

O Partido da Mobilização Nacional (PMN) confirmou, no sábado, em convenção, Solange Ferreira Bueno como candidata ao governo do Paraná. O partido não terá postulante ao Senado. O PCO confirmou, neste domingo (31) Adriano Teixeira na disputa ao governo. O partido informou que ainda não definiu o nome do candidato a vice-governador.

O PSOL confirmou a candidatura de Angela Machado ao governo do Paraná e Sergio Nakatani (Rede) será o candidato a vice. O PSTU também escolheu no sábado o seu candidato ao governo: Ivan Ramos Bernardo.

A novela do Podemos

O Podemos é a dúvida no cenário da disputa pelo governo do Paraná. O senador Alvaro Dias chegou a cogitar entra no páreo, mas na convenção nacional do Podemos falou em lançar o senador Flávio Arns para o cargo. Para complicar ainda mais, as lideranças nacionais do Podemos convidaram Alvaro neste domingo (31) para concorrer a presidente. Por enquanto, no entanto, ele é pré-candidato ao Senado e enfrenta o ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) que, segundo recentes pesquisas, está ‘colado’ em Alvaro. De qualquer forma, Alvaro deve dar uma resposta até o dia 5 de agosto, prazo máximo para definição das candidaturas, segundo o calendário eleitoral.

Veja quem são os candidatos ao governo confirmados até agora

Adriano Teixeira (PCO)

O nome de Adriano Teixeira, 35 anos, na disputa pelo governo, foi confirmado em convenção neste domingo (31). Ele já se candidatou a vereador em Paranavaí em 2020 e agora disputa o governo.

Angela Machado (PSOL)

A candidatura de Angela Alves Machado, 45 anos, ao governo foi oficializada neste sábado (30) pela federação formada pelo PSOL e pela Rede. Ela é professora da rede estadual há 25 anos em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Angela já concorreu ao cargo de vereadora de Curitiba em 2016 e 2020, mas não foi eleita.

Joni Correia (Democracia Cristã)

A candidatura de Joni Correia, 45 anos, ao governo foi confirmada em convenção no dia 23 de julho. Ele também é presidente estadual do Democracia Cristã. Masceu em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, mas mora em Curitiba. É formado Direito e Publicidade e Propaganda. Trabalhou como professor, empresário, e foi diretor da Secretarias de Trabalho e Emprego de Curitiba e da Secretaria de Governo de Foz do Iguaçu.

Professor Ivan (PSTU)

O professor da rede estadual Ivan Ramos Bernardo, o professor Ivan, 53 anos, foi confirmado como candidato ao governo em convenção no sábado (31). Ele também concorreu em 2018 ao cargo de governador.

Ratinho Júnior (PSD)

A candidatura à reeleição de Carlos Roberto Massa Junior, Ratingo Jr, 41 anos, foi confirmada em convenção no sábado (30).  Ele nasceu em Jandaia do Sul (PR). Empresário e comunicador, Ratinho Junior começou a trajetória política em 2002, aos 21 anos, quando foi eleito deputado estadual pelo PSB. Em 2006, pelo PPS, ele se elegeu deputado federal, cargo para o qual foi reconduzido em 2010, à época filiado ao PSC. Foi secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná, no primeiro governo de Beto Richa. Em 2012, o então deputado disputou a prefeitura de Curitiba, mas não foi eleito.  Em 2018, já no PSD, Ratinho Junior foi eleito governador do Paraná no primeiro turno – o mais jovem da história do Estado, com 37 anos.

Roberto Requião (PT)

A candidatura de Roberto Requião ao governo do estado foi confirmada no dia 23 de julho no sábado (23) em convenção realizada pela federação composta por PT, PV e PC do B. Jorge Samek será o vice. É a primeira eleição pelo PT, depois de 40 anos no PMDB. Foi governador em 1991, 2002 e 2006. Entre 1995 e 2002 e depois 2011 e 2019 foi senador.

Ricardo Gomyde (PDT)

O ex-deputado federal e advogado Ricardo Gomyde, 52 anos, foi confirmado como candidato ao governa do Paraná em convenção no último sábado. Ele foi eleito deputado federal em 1994 e em 2001, foi eleito vereador em Curitiba. Em 2002, no entanto, deixou o cargo para ser presidente da Paraná Esporte, cargo que exerceu até 2009.

Solange Ferreira Bueno (PMN)

Professora de piano há quase 40 anos, a maringaense Solange Ferreira Bueno, 55 anos, se filiou ao PMN em março, após receber a garantia do partido que teria a legenda para disputar o governo do Paraná, mesmo nunca tendo se candidatado a um cargo público antes. Alegando não querer fazer da política uma profissão, ela afirma que não quis começar com uma candidatura a vereadora ou deputada por não ver nesse caminho tradicional. A candidatura foi confirmada em convenção no sábado (30).

Vivi Motta (PCB)

Militante do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro (CFCAM), Viviane Motta, 30 anos, é de Cuiabá, onde se formou em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). É a primeira vez que disputa um cargo político.  A candidatura foi oficializada em convenção do PCB realizada em 29 de julho, em Curitiba.

**BemParaná

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Mega-Sena deste sábado paga prêmio de R$ 57 milhões

O Concurso 2.543 da Mega-Sena, que será sorteado hoje (26) à noite em São Paulo, pagará o prêmio de R$ 57 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será feito às 20h no Espaço da Sorte, em São Paulo. Ninguém acertou as seis dezenas no último concurso, realizado quinta-feira (24) e o prêmio […]

Aneel anuncia bandeira tarifária verde para dezembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciouontem (25) a manutenção da bandeira tarifária verde no mês de dezembro para as contas de luz dos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo oitavo mês seguido. A justificativa da agência é que as condições de […]

Teor de biodiesel no diesel continuará em 10% até 31 de março

De 1º de janeiro a 31 de março, a mistura de biodiesel no diesel continuará em 10%. A medida foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que aprovou parcialmente resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicada na última segunda-feira (21). Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que a medida traz previsibilidade e segurança […]