Paraná sanciona lei que garante auxílio financeiro a mulheres vítimas de violência » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Paraná sanciona lei que garante auxílio financeiro a mulheres vítimas de violência


1 de abril de 2025

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, sancionou nesta segunda-feira (31) a lei que institui o Programa Recomeço, destinado a oferecer suporte financeiro a mulheres em situação de violência doméstica e familiar. O Auxílio Social Mulher Paranaense proporcionará um benefício equivalente a 50% do salário-mínimo nacional, visando permitir que as beneficiárias reconstruam suas vidas com segurança e autonomia. Além do auxílio financeiro, o programa prevê ações integradas com empresas privadas e a sociedade civil, ampliando as oportunidades para as mulheres atendidas.

Para ter acesso ao auxílio, as mulheres devem atender a critérios específicos:

  • Afastamento da residência ou mudança de município devido a risco iminente de morte ou grave ameaça;
  • Possuir medida protetiva de urgência em vigor;
  • Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica;
  • Residir no estado do Paraná.

O programa dará prioridade às vítimas de tentativa de feminicídio ou homicídio, aquelas que sofreram lesão corporal grave ou gravíssima, gestantes, lactantes, mães de crianças de zero a seis anos ou responsáveis por dependentes com deficiência, além de mulheres idosas ou com deficiência. A concessão do auxílio será individual e intransferível, sem impactar na composição da renda familiar para acesso a outros benefícios sociais estaduais e federais.

A Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) será responsável pela execução do programa e concessão do auxílio, em parceria com órgãos municipais. A avaliação do risco será realizada por meio do Formulário Nacional de Avaliação de Risco.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou que o programa visa proporcionar protagonismo às mulheres, permitindo que rompam vínculos com o agressor e iniciem uma vida em ambiente seguro. A desembargadora do Tribunal de Justiça, Priscilla Placha Sá, ressaltou que a medida amplia e fortalece a rede de proteção, enfatizando a importância do auxílio para promover a autonomia financeira das mulheres.

Fonte: AEN Paraná

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


A.A. Iguaçu perde em casa

Em uma partida equilibrada o Time do Iguaçu sai na frente mas toma virada do Batel de Guarapuava e perde mais uma no campeonato. o Jogo aconteceu hoje (27) no Antiocho Pereira. O placar terminou com 2 para o iguaçu e 3 para o time de guarapuava.

Iguaçu estréia em casa contra o Batel neste domingo

Estréia esperada entre torcedores a A.A. Iguaçu acontece neste domingo no Estádio Municipal Antiocho Pereira, em União da Vitória. A partida entre Iguaçu e Batel é válida pela terceira rodada da Divisão de Acesso do Campeonato Paranaense. O jogo tem início as 15:30 e a Rádio Colmeia FM – 103.1, estará transmitindo todas as emoções ao […]

Acidente grave é registrado na BR-280 na região da Colônia Escada em Irineópolis

Nesta sexta feira a noite um grave acidente aconteceu na BR 280 em Irineópólis, na altura da colonia Escada, um veículo Golf, saiu da pista e acabou capotando e batendo contra uma árvore. O acidente deixou o motorista com sérios ferimentos e foi levado para o hospital São Brás em União da vitória. Segundo informações […]