Fé, paz, água benta, é um único homem para mover uma comunidade na época do Contestado. Esse personagem foi o Monge João Maria, que foi umas das pessoas que marcou a Guerra do Contestado (1912 – 1916).
Para marcar os 100 anos da Guerra do Contestado, e a reabertura do Parque Monge João Maria, na cidade de Porto União, na noite desta quinta-feira, 31, foi realizada uma peça teatral, com o tema “Auto de São João Maria”, na direção do professor Ari Passos.
O evento teve inicio por volta das 20h, e contou com a presença da comunidade e em especial do Grupo Escoteiro de Porto União, que realizava a sua caminhada noturna em Porto União.
A peça “Auto de São João Maria”, teve duração de 45 minutos, mas que fez com que o público presente se emocionasse com os detalhes apresentados e principalmente a fé do povo da época.
Além da fé um dos pontos destacados na apresentação foi quando a guerra iniciou no ano de 1912, onde muitos jagunços foram mortos.
Nova estrutura:
O Parque Monge João Maria, ficou fechado por cerca de 60 dias para ser reformado e proporcionar uma segurança a toda à comunidade que visitam o local para a fé.
O secretario Municipal de Cultura e Turismo de Porto União José Carlos Gonçalves destaca o trabalho da equipe do Departamento Municipal de Obras da cidade que fez um ótimo trabalho em todos os aspectos.
Acompanhe as palavras do secretario que comenta sobre a nova estrutura e também sobre o projeto de ampliação do Parque Monge João Maria, previsto para o ano de 2014.
Serviço:
O Parque Monge João Maria, fica localizado na rua Sete de Setembro, também conhecido como Morro da Cruz. O parque fica aberto para visitação de segunda á domingo, das 8h às 18h, e a entrada é gratuita.
As principais imagens da reabertura do Parque Monge João Maria, e da peça teatral estão no Page da Rádio Colmeia, no Facebook. É procurar na pesquisa por Rádio Colmeia AM 1230.