Peixe brasileiro é pescado na Irlanda e viraliza na web; entenda » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Peixe brasileiro é pescado na Irlanda e viraliza na web; entenda


25 de março de 2024

Peixe da espécie pacu, originária de rios brasileiros, foi pescado já morto em um lago no interior da Irlanda no último final de semana. Entenda o caso

Um fato inusitado aconteceu no interior da Irlanda. Um peixe da espécie pacu, nativa das bacias amazônicas, foi pescado no último fim de semana, no lago Garadice em Leitrim, a aproximadamente 140 quilômetros da capital irlandesa, Dublin.

O pescador e empresário Steve Clinch, 68, disse que pegou o bicho, que pesava dois quilos, já sem vida da água.

“Parece que ele foi colocado vivo e, posteriormente, morreu. Eu simplesmente o retirei e relatei às autoridades locais, que o levaram para inspeção, considerando ser uma espécie não nativa da região”, afirmou à BBC. 

O caso chamou atenção nas redes sociais e muitos brasileiros brincaram com a situação. “Foi fazer intercâmbio”, comentou um internauta. “Foi aprender a falar inglês”, disse outro.

Peixe pacu pescado na Irlanda: fato gera intriga nos cientistas 

O Inland Fisheries Ireland, instituto irlandês responsável pela proteção, gestão, manejo e conservação dos recursos de água doce e de pesca na Irlanda, ficou intrigado com o caso e começou a investigar. O pacu está sendo mantido refrigerado em um laboratório para exames, segundo o instituto. 

“Ainda não há detalhes definitivos sobre a origem do peixe e como chegou ao lago Garadice, mas pode ter sido liberto de um tanque particular de peixes”, explicou a assessoria de imprensa do local.

O órgão ainda enfatizou que só um peixe da espécie foi encontrado no lago. 

Peixe pacu pescado na Irlanda: possível exportação?

A Irlanda regulamenta a criação de peixes não nativos com leis específicas. Não é proibida a atividade, mas são adotadas medidas para haver um controle, com o intuito de proteger o ecossistema local. 

Em nota à BBC, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) afirmou que a Coordenação de Comércio Exterior da pasta realizou um levantamento e não identificou exportações de peixes nativos do Brasil para a Irlanda nos últimos 12 meses.

**Via O Povo

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente na rua Professora Amazília: moto e carro colidem no centro de União da Vitória

Por volta das 19h50min desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de União da Vitória foi acionado para prestar atendimento em um acidente de trânsito na Rua Professora Amazília, área central. No local ocorreu uma colisão envolvendo um veículo VW Fox branco e uma moto Honda Biz lilás, ambos com placas Mercosul, sendo que deste […]

Acidente de trânsito na rotatória da Tirol deixa motociclista ferida em Porto União

Por volta das 18 horas e 20 minutos desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para atender um acidente de trânsito na Avenida dos Ferroviários, no trecho conhecido como Rotatória da Tirol. No local, um veículo Raffae V e uma moto Honda Bis 125 colidiram, resultando em ferimentos na condutora […]

Acidente na BR-476 em Paula Freitas: Caminhão Carregado de Areia Tomba

Na tarde desta quinta-feira (11), um caminhão Volvo com placas de Marmeleiro/PR, tombou na BR-476, na Colônia Luzia, em Paula Freitas, próximo à Revestical. O veículo estava carregado de areia. O motorista, um homem de 40 anos, sofreu ferimentos moderados e foi encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi […]