Peixe brasileiro é pescado na Irlanda e viraliza na web; entenda » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Peixe brasileiro é pescado na Irlanda e viraliza na web; entenda


25 de março de 2024

Peixe da espécie pacu, originária de rios brasileiros, foi pescado já morto em um lago no interior da Irlanda no último final de semana. Entenda o caso

Um fato inusitado aconteceu no interior da Irlanda. Um peixe da espécie pacu, nativa das bacias amazônicas, foi pescado no último fim de semana, no lago Garadice em Leitrim, a aproximadamente 140 quilômetros da capital irlandesa, Dublin.

O pescador e empresário Steve Clinch, 68, disse que pegou o bicho, que pesava dois quilos, já sem vida da água.

“Parece que ele foi colocado vivo e, posteriormente, morreu. Eu simplesmente o retirei e relatei às autoridades locais, que o levaram para inspeção, considerando ser uma espécie não nativa da região”, afirmou à BBC. 

O caso chamou atenção nas redes sociais e muitos brasileiros brincaram com a situação. “Foi fazer intercâmbio”, comentou um internauta. “Foi aprender a falar inglês”, disse outro.

Peixe pacu pescado na Irlanda: fato gera intriga nos cientistas 

O Inland Fisheries Ireland, instituto irlandês responsável pela proteção, gestão, manejo e conservação dos recursos de água doce e de pesca na Irlanda, ficou intrigado com o caso e começou a investigar. O pacu está sendo mantido refrigerado em um laboratório para exames, segundo o instituto. 

“Ainda não há detalhes definitivos sobre a origem do peixe e como chegou ao lago Garadice, mas pode ter sido liberto de um tanque particular de peixes”, explicou a assessoria de imprensa do local.

O órgão ainda enfatizou que só um peixe da espécie foi encontrado no lago. 

Peixe pacu pescado na Irlanda: possível exportação?

A Irlanda regulamenta a criação de peixes não nativos com leis específicas. Não é proibida a atividade, mas são adotadas medidas para haver um controle, com o intuito de proteger o ecossistema local. 

Em nota à BBC, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) afirmou que a Coordenação de Comércio Exterior da pasta realizou um levantamento e não identificou exportações de peixes nativos do Brasil para a Irlanda nos últimos 12 meses.

**Via O Povo

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Estudantes poderão contar com curso preparatório gratuito para o Enem em SC

O curso estará disponível para todos os alunos do ensino médio da rede estadual O Curso de Redação e os Simulados da plataforma Enem Gratuito estão disponíveis gratuitamente para os estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. A parceria firmada pela Secretaria de Estado da Educação com a Rede Enem […]

Na dúvida se a comida na geladeira está estragada? Invenção brasileira é a solução

Esse “nariz artificial” ajuda na identificação de comida estragada mudando de cor conforme os gases que elas emitem. Comer está entre as melhores coisas da vida para muitas pessoas. Contudo, nem sempre a comida está adequada para o consumo. Nesse ponto, saber quando uma comida está estragada na geladeira pode ser uma coisa complicada, até […]

Inscrições para o Prouni começaram nesta terça-feira

As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do segundo semestre de 2024 começaram nesta terça-feira. Os interessados terão até sexta-feira (26) para participar do processo seletivo. Para isso, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e concorrer a uma das 243.850 bolsas oferecidas nesta edição. As inscrições […]