Peixe brasileiro é pescado na Irlanda e viraliza na web; entenda » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Peixe brasileiro é pescado na Irlanda e viraliza na web; entenda


25 de março de 2024

Peixe da espécie pacu, originária de rios brasileiros, foi pescado já morto em um lago no interior da Irlanda no último final de semana. Entenda o caso

Um fato inusitado aconteceu no interior da Irlanda. Um peixe da espécie pacu, nativa das bacias amazônicas, foi pescado no último fim de semana, no lago Garadice em Leitrim, a aproximadamente 140 quilômetros da capital irlandesa, Dublin.

O pescador e empresário Steve Clinch, 68, disse que pegou o bicho, que pesava dois quilos, já sem vida da água.

“Parece que ele foi colocado vivo e, posteriormente, morreu. Eu simplesmente o retirei e relatei às autoridades locais, que o levaram para inspeção, considerando ser uma espécie não nativa da região”, afirmou à BBC. 

O caso chamou atenção nas redes sociais e muitos brasileiros brincaram com a situação. “Foi fazer intercâmbio”, comentou um internauta. “Foi aprender a falar inglês”, disse outro.

Peixe pacu pescado na Irlanda: fato gera intriga nos cientistas 

O Inland Fisheries Ireland, instituto irlandês responsável pela proteção, gestão, manejo e conservação dos recursos de água doce e de pesca na Irlanda, ficou intrigado com o caso e começou a investigar. O pacu está sendo mantido refrigerado em um laboratório para exames, segundo o instituto. 

“Ainda não há detalhes definitivos sobre a origem do peixe e como chegou ao lago Garadice, mas pode ter sido liberto de um tanque particular de peixes”, explicou a assessoria de imprensa do local.

O órgão ainda enfatizou que só um peixe da espécie foi encontrado no lago. 

Peixe pacu pescado na Irlanda: possível exportação?

A Irlanda regulamenta a criação de peixes não nativos com leis específicas. Não é proibida a atividade, mas são adotadas medidas para haver um controle, com o intuito de proteger o ecossistema local. 

Em nota à BBC, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) afirmou que a Coordenação de Comércio Exterior da pasta realizou um levantamento e não identificou exportações de peixes nativos do Brasil para a Irlanda nos últimos 12 meses.

**Via O Povo

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]

Está chegando a 3ª Caminhada Intermunicipal “Caminho da Erva Mate”

A caminhada acontece entre União da Vitória e Porto Vitória Uma caminhada que reúne o que há de mais bonito e aprazível: O ambiente preservado de uma floresta, o rio Iguaçu, a força econômica da erva-mate que se revigora distribuindo riqueza e o Parque Histórico Iguassu, local icônico onde acontecerá a largada. A equipe organizadora […]

Associação Arte do Porto entrega nesta quinta o Troféu Valor Cultural

O prêmio é um reconhecimento ao excelente trabalho dos artesãos do município, que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas Na noite desta próxima quinta-feira, 18 de abril de 2024, as 19h30min, acontece na Sala de Eventos do Armazém 1, na Estação União em frente à Praça Hercílio Luz, a entrega do Troféu Valor […]