Peixe brasileiro é pescado na Irlanda e viraliza na web; entenda » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Peixe brasileiro é pescado na Irlanda e viraliza na web; entenda


25 de março de 2024

Peixe da espécie pacu, originária de rios brasileiros, foi pescado já morto em um lago no interior da Irlanda no último final de semana. Entenda o caso

Um fato inusitado aconteceu no interior da Irlanda. Um peixe da espécie pacu, nativa das bacias amazônicas, foi pescado no último fim de semana, no lago Garadice em Leitrim, a aproximadamente 140 quilômetros da capital irlandesa, Dublin.

O pescador e empresário Steve Clinch, 68, disse que pegou o bicho, que pesava dois quilos, já sem vida da água.

“Parece que ele foi colocado vivo e, posteriormente, morreu. Eu simplesmente o retirei e relatei às autoridades locais, que o levaram para inspeção, considerando ser uma espécie não nativa da região”, afirmou à BBC. 

O caso chamou atenção nas redes sociais e muitos brasileiros brincaram com a situação. “Foi fazer intercâmbio”, comentou um internauta. “Foi aprender a falar inglês”, disse outro.

Peixe pacu pescado na Irlanda: fato gera intriga nos cientistas 

O Inland Fisheries Ireland, instituto irlandês responsável pela proteção, gestão, manejo e conservação dos recursos de água doce e de pesca na Irlanda, ficou intrigado com o caso e começou a investigar. O pacu está sendo mantido refrigerado em um laboratório para exames, segundo o instituto. 

“Ainda não há detalhes definitivos sobre a origem do peixe e como chegou ao lago Garadice, mas pode ter sido liberto de um tanque particular de peixes”, explicou a assessoria de imprensa do local.

O órgão ainda enfatizou que só um peixe da espécie foi encontrado no lago. 

Peixe pacu pescado na Irlanda: possível exportação?

A Irlanda regulamenta a criação de peixes não nativos com leis específicas. Não é proibida a atividade, mas são adotadas medidas para haver um controle, com o intuito de proteger o ecossistema local. 

Em nota à BBC, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) afirmou que a Coordenação de Comércio Exterior da pasta realizou um levantamento e não identificou exportações de peixes nativos do Brasil para a Irlanda nos últimos 12 meses.

**Via O Povo

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


CRECI-SC realiza palestra gratuita a corretores de Porto União e região sobre setor imobiliário

“Reforma tributária: o que está por vir”? O CRECI Talk Imobi – Edição Porto União aborda esse tema fundamental para o setor imobiliário em uma palestra gratuita para os profissionais da região, na próxima quinta-feira (24), às 8h30, no Senac de União da Vitória. As principais consequências das novas regras que deverão ser regulamentadas até […]

Colégio São José realiza Mostra Cultural

Por Luana Thaísa Portella – Em um mundo cada vez mais voltado para a praticidade, é comum questionarmos a relevância da arte. No entanto, é fundamental recordar que a arte vai além do estético, servindo como um reflexo profundo de nossa humanidade. A Mostra Cultural do Colégio São José transcende a simples exibição de talentos, […]

Unespar oferta 30 vagas para pós gratuita em Conservação da Biodiversidade em Ecossistemas Alterados

O campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), por meio do Colegiado de Ciências Biológicas, divulga o processo seletivo de alunos para a segunda edição do curso de pós-graduação Lato Sensu em Conservação da Biodiversidade em Ecossistemas Alterados, totalmente gratuito. As inscrições ficarão abertas de 29 de outubro até 30 de […]