'Peixe do fim do mundo' é achado em praia perto de falha geológica e moradores temem tragédias » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

‘Peixe do fim do mundo’ é achado em praia perto de falha geológica e moradores temem tragédias


30 de novembro de 2023

Animal raro foi encontrado pouco antes de morrer, em praia da República Dominicana, e causou alarme entre os locais

Divulgação

Moradores da República Dominicana, um dos maiores países do Caribe, encontraram um raro peixe-remo em uma das praias da região. Também conhecido como “peixe do fim do mundo”, o animal é apontado por histórias japonesas como prenúncio de terremotos e outras tragédias geológicas.

O peixe-remo foi avistado na segunda-feira (27), na praia de Los Coquitos, no noroeste do país, ainda se debatendo. Segundo os moradores, o animal morreu pouco depois.

A mídia local informou que o avistamento foi perto da falha geológica Setentrional, localizada no norte do país, que faz fronteira com o Haiti. A falha foi a responsável pelo terremoto e tsunâmi de 1842, no Haiti, que matou cerca de 5.300 pessoas.

Apesar de todas as histórias e lendas sobre o peixe-remo, vastos estudos científicos descartaram uma correlação entre o aparecimento deles e a ocorrência de terremotos.

Foi o que ressaltou José Ramón Reyes, ministro dominicano de Recursos Costeiros e Oceânicos, em um pronunciamento feito no mesmo dia do achado, para acalmar os temores da população.

“É um peixe de águas profundas. É incomum encontrá-lo na superfície, mas ele não representa nenhuma ameaça”, afirmou.

As histórias sobre o peixe-remo, que chega a 17 m de comprimento, têm origem no Japão e foram revividas recentemente, quando dez deles foram avistados na costa do país, em 2010, meses antes do terremoto devastador de Tohoku.

Segundo as teorias, esse peixe só sai das águas profundas onde vive quando sente movimentos de placas tectônicas e alterações eletromagnéticas.

**Hora 7

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente na rua Professora Amazília: moto e carro colidem no centro de União da Vitória

Por volta das 19h50min desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de União da Vitória foi acionado para prestar atendimento em um acidente de trânsito na Rua Professora Amazília, área central. No local ocorreu uma colisão envolvendo um veículo VW Fox branco e uma moto Honda Biz lilás, ambos com placas Mercosul, sendo que deste […]

Acidente de trânsito na rotatória da Tirol deixa motociclista ferida em Porto União

Por volta das 18 horas e 20 minutos desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para atender um acidente de trânsito na Avenida dos Ferroviários, no trecho conhecido como Rotatória da Tirol. No local, um veículo Raffae V e uma moto Honda Bis 125 colidiram, resultando em ferimentos na condutora […]

Acidente na BR-476 em Paula Freitas: Caminhão Carregado de Areia Tomba

Na tarde desta quinta-feira (11), um caminhão Volvo com placas de Marmeleiro/PR, tombou na BR-476, na Colônia Luzia, em Paula Freitas, próximo à Revestical. O veículo estava carregado de areia. O motorista, um homem de 40 anos, sofreu ferimentos moderados e foi encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi […]