Pela segunda semana consecutiva, apenas região Nordeste é classificada em risco gravíssimo em SC » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Pela segunda semana consecutiva, apenas região Nordeste é classificada em risco gravíssimo em SC


20 de setembro de 2021

A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado, 18, pelo Governo de Santa Catarina mostra que pela segunda semana consecutiva apenas a região Nordeste está classificada com risco gravíssimo (cor vermelha) para Covid-19. Outras quatro regiões apresentam risco grave (cor laranja) e 11 risco potencial alto (cor amarelo).

Foi observada uma melhora em relação à classificação do boletim divulgado na semana passada. Na ocasião, além da região Nordeste em estado gravíssimo, sete regiões apresentaram risco grave e oito risco potencial alto.

Como observado nas últimas semanas, o quesito de capacidade de atenção permanece sendo o destaque positivo, com 13 regiões em risco moderado, (cor azul). Apenas as regiões Nordeste e Planalto Norte, no gravíssimo, e Xanxerê, no grave, apresentam níveis mais preocupantes em relação à ocupação de leitos de UTI.

As regiões em risco alto são Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste e Serra Catarinense. Já as em risco grave são Extremo Sul, Oeste, Planalto Norte e Xanxerê.

Como a Matriz classifica o risco das regiões

A matriz é organizada em quatro dimensões de prioridade: Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e Capacidade de Atenção. A variável de óbitos na semana por 100 mil habitantes se denomina Gravidade e é a informação epidemiológica mais precisa. A dimensão também aborda a tendência de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave por 100 mil habitantes.

A taxa de transmissibilidade (Rt) é agrupada com o número de infectantes por 100 mil habitantes na dimensão de Transmissibilidade. Já a de Monitoramento avalia as variáveis de cobertura vacinal em maiores de 18 anos com segunda dose ou dose única completa, bem como a variação de número de casos semanal. A capacidade de atenção, por sua vez, é a taxa de ocupação de leitos de UTIs adulto SUS reservado para Covid-19.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Homem sofre atropelamento no centro de Porto União e escapa com ferimentos leves

Por volta das 17h30min desta terça-feira (31), equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar de Porto União, foram acionadas para atendimento de um acidente de trânsito do tipo atropelamento na Rua Sete de Setembro, centro.No local, um homem foi atingido por um veículo Renault Sandero com placas de Curitiba. A vítima sofreu apenas […]

Hussein Bakri faz apelo ao Governo Federal sobre decisão da BR 476

O Deputado Estadual Hussein Bakri fez um apelo em suas redes sociais (veja o vídeo na íntegra no final da matéria) ao Governo Federal para que reveja decisão e delegue ao Paraná os 85 quilômetros da BR 476 entre São Mateus do Sul e União da Vitória. Segundo Bakri, uma proposta foi apresentada no mês […]

Primeiro Jardim de Água e Mel é inaugurado em Porto União

Inaugurado dia 18 de dezembro, o primeiro Jardim de Água e Mel de Porto União. Os Jardins são equipamentos especiais de preservação e educação ambiental instalados em áreas urbanas dos Municípios onde a SANEPAR realiza obras de saneamento. Não somente os funcionários poderão desfrutar deste espaço, mas também as crianças da rede municipal de ensino […]