Pelo menos 33% dos britânicos só lavam toalhas de banho a cada 3 meses, diz estudo » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Pelo menos 33% dos britânicos só lavam toalhas de banho a cada 3 meses, diz estudo


16 de setembro de 2023

Ilustrativa/Getty Images

Com qual frequência você costuma lavar sua toalha de banho? Um novo estudo entrevistou 2,2 mil pessoas no Reino Unido para saber suas respostas sobre o tema e os resultados foram totalmente chocantes. Segundo a pesquisa, cerca de um terço (33%) dos entrevistados afirmaram lavar suas toalhas de banho apenas uma vez a cada três meses.

Pesquisas prévias indicam que as toalhas recebem milhões de bactérias após apenas um único uso. Portanto, saber que grande parcela da população só lava suas toalhas algumas vezes por ano é um dado bastante assustador.

Falta de higiene

Conforme citado anteriormente, 33% dos entrevistados britânicos assumiram lavar suas toalhas de banho somente uma vez a cada três meses. No lado positivo da equação, quase um quarto (24%) disse que lavam suas toalhas ao menos uma vez por semana e uma a cada 20 pessoas (5%) afirmou lavar o objeto depois de cada banho ou ducha.

Porém, também existem aqueles que simplesmente não se preocupam em manter suas toalhas limpas. Ao todo, 8% dos entrevistados disse que só lava as toalhas de banho duas vezes por ano e 3% afirmou só lavá-las uma vez ao ano. Caso as conclusões dessa amostragem sejam uma representação fiel do Reino Unido, isso significaria que mais de 1,5 milhão de pessoas não possuem o hábito de manter suas toalhas higienizadas.

Risco de bactérias

De acordo com os dados citados pela pesquisa, uma toalha recém-lavada contém cerca de 190 mil bactérias, mas esse número aumenta para 17 milhões após apenas um único dia de uso. Após uma semana, então, essa quantia escala para impressionantes 94 milhões de bactérias.

Muitos desses microrganismos são inofensivos, mas alguns têm potencial de deixar uma pessoa doente. Um dos suspeitos mais prováveis é a Escherichia coli, bactéria encontrada nas fezes que é patogênica e pode causar intoxicações alimentares graves em seus hospedeiros. 

Felizmente, a menos que você esteja mastigando uma toalha suja, os riscos de ingerir bactérias patogênicas enquanto se seca é algo muito baixo. De qualquer forma, uma toalha suja tem o potencial real de introduzir germes na pele por meio de cortes, arranhões e escoriações.

Qual é a frequência ideal para lavar as toalhas de banho?

A lavagem regular das toalhas de banho é algo importante para manter a limpeza e reduzir o risco de infecções. Em geral, essas peças tendem a acumular umidade, criando um ambiente propício ao crescimento de bactérias e fungos. Dessa forma, problemas de saúde como pé de atleta, irritações na pele ou infecções fúngicas se tornam uma realidade cada vez mais próxima para quem não segue padrões de higiene.

Conforme os pesquisadores explicam, recomenda-se lavar as toalhas de banho a cada três ou quatro usos, para eliminar bactérias, sujeira, células mortas da pele e outros alérgenos. Isso garantirá a higiene ideal e minimizará os riscos à saúde. Ou seja, idealmente uma toalha deve ser lavada uma ou duas vezes por semana.

**Via Mega Curioso

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Epagri disponibiliza livro de receitas preparadas por extensionistas sociais

Está disponível para livre download no site da Epagri o livro “Alimentação, afetividades e aprendizados no cotidiano extensionista”. É só clicar aqui para baixar a obra, que reúne receitas coletadas pelas extensionistas sociais da Epagri em suas experiências profissionais ou pessoais.  A Epagri realiza um trabalho histórico com alimentação, promovido pela extensão social, com início que remonta […]

Perto da volta às aulas, Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação

A menos de 15 dias do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda aos pais e responsáveis a colocarem em dia a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes como forma de garantir proteção. A volta às aulas é caracterizada pelo aumento da circulação de viroses entre as crianças e […]

Cidades da Região Sul contam com o método Wolbachia no controle do Aedes aegypti

A nova tecnologia é comprovadamente eficaz e, quando aliada à atuação contínua da população na prevenção, apresenta resultados significativos na redução das arboviroses Na região Sul do Brasil, as cidades de Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, estão entre as pioneiras na adoção do método Wolbachia para combater a proliferação do Aedes aegypti, […]