Pelo menos 33% dos britânicos só lavam toalhas de banho a cada 3 meses, diz estudo » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Pelo menos 33% dos britânicos só lavam toalhas de banho a cada 3 meses, diz estudo


16 de setembro de 2023

Ilustrativa/Getty Images

Com qual frequência você costuma lavar sua toalha de banho? Um novo estudo entrevistou 2,2 mil pessoas no Reino Unido para saber suas respostas sobre o tema e os resultados foram totalmente chocantes. Segundo a pesquisa, cerca de um terço (33%) dos entrevistados afirmaram lavar suas toalhas de banho apenas uma vez a cada três meses.

Pesquisas prévias indicam que as toalhas recebem milhões de bactérias após apenas um único uso. Portanto, saber que grande parcela da população só lava suas toalhas algumas vezes por ano é um dado bastante assustador.

Falta de higiene

Conforme citado anteriormente, 33% dos entrevistados britânicos assumiram lavar suas toalhas de banho somente uma vez a cada três meses. No lado positivo da equação, quase um quarto (24%) disse que lavam suas toalhas ao menos uma vez por semana e uma a cada 20 pessoas (5%) afirmou lavar o objeto depois de cada banho ou ducha.

Porém, também existem aqueles que simplesmente não se preocupam em manter suas toalhas limpas. Ao todo, 8% dos entrevistados disse que só lava as toalhas de banho duas vezes por ano e 3% afirmou só lavá-las uma vez ao ano. Caso as conclusões dessa amostragem sejam uma representação fiel do Reino Unido, isso significaria que mais de 1,5 milhão de pessoas não possuem o hábito de manter suas toalhas higienizadas.

Risco de bactérias

De acordo com os dados citados pela pesquisa, uma toalha recém-lavada contém cerca de 190 mil bactérias, mas esse número aumenta para 17 milhões após apenas um único dia de uso. Após uma semana, então, essa quantia escala para impressionantes 94 milhões de bactérias.

Muitos desses microrganismos são inofensivos, mas alguns têm potencial de deixar uma pessoa doente. Um dos suspeitos mais prováveis é a Escherichia coli, bactéria encontrada nas fezes que é patogênica e pode causar intoxicações alimentares graves em seus hospedeiros. 

Felizmente, a menos que você esteja mastigando uma toalha suja, os riscos de ingerir bactérias patogênicas enquanto se seca é algo muito baixo. De qualquer forma, uma toalha suja tem o potencial real de introduzir germes na pele por meio de cortes, arranhões e escoriações.

Qual é a frequência ideal para lavar as toalhas de banho?

A lavagem regular das toalhas de banho é algo importante para manter a limpeza e reduzir o risco de infecções. Em geral, essas peças tendem a acumular umidade, criando um ambiente propício ao crescimento de bactérias e fungos. Dessa forma, problemas de saúde como pé de atleta, irritações na pele ou infecções fúngicas se tornam uma realidade cada vez mais próxima para quem não segue padrões de higiene.

Conforme os pesquisadores explicam, recomenda-se lavar as toalhas de banho a cada três ou quatro usos, para eliminar bactérias, sujeira, células mortas da pele e outros alérgenos. Isso garantirá a higiene ideal e minimizará os riscos à saúde. Ou seja, idealmente uma toalha deve ser lavada uma ou duas vezes por semana.

**Via Mega Curioso

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]

Está chegando a 3ª Caminhada Intermunicipal “Caminho da Erva Mate”

A caminhada acontece entre União da Vitória e Porto Vitória Uma caminhada que reúne o que há de mais bonito e aprazível: O ambiente preservado de uma floresta, o rio Iguaçu, a força econômica da erva-mate que se revigora distribuindo riqueza e o Parque Histórico Iguassu, local icônico onde acontecerá a largada. A equipe organizadora […]

Associação Arte do Porto entrega nesta quinta o Troféu Valor Cultural

O prêmio é um reconhecimento ao excelente trabalho dos artesãos do município, que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas Na noite desta próxima quinta-feira, 18 de abril de 2024, as 19h30min, acontece na Sala de Eventos do Armazém 1, na Estação União em frente à Praça Hercílio Luz, a entrega do Troféu Valor […]