Pessoas idosas devem redobrar cuidados com a saúde durante o verão » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Pessoas idosas devem redobrar cuidados com a saúde durante o verão


21 de janeiro de 2025

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O clima abafado e as temperaturas mais elevadas exigem cuidados especiais com as pessoas idosas. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a importância dessa proteção e que atitudes simples podem garantir um verão mais seguro e saudável. Desidratação e hipertermia são as ocorrências mais comuns nessa faixa etária.

Esse público é mais vulnerável aos efeitos indesejados do calor, pois os mecanismos que regulam a temperatura corporal, a pressão arterial e a sede podem perder eficiência com o envelhecimento. Além disso, é frequente que tenham doenças crônicas e usem medicamentos – motivos que podem agravar o quadro clínico.

De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, a desidratação é um dos principais problemas enfrentados pelas pessoas idosas.

“A falta de água no organismo pode ocasionar sintomas como dores de cabeça, tontura, fadiga, fraqueza e batimentos cardíacos acelerados, podendo provocar problemas graves”, ressaltou.

A equipe da Divisão de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa recomenda algumas medidas que podem prevenir essas complicações:

– Beber muitos líquidos como água, água de coco, sucos de frutas ou vegetais, chás leves, bebidas isotônicas, evitar álcool e bebidas com cafeína. Não espere ter sede. Não é raro que pessoas idosas sintam menos sede que as mais jovens. Beba líquidos regularmente durante todo o dia. Se tem orientação para limitar a ingestão de líquidos, é necessárop conversar com sua equipe de saúde para saber como proceder nos dias mais quentes.

– Consumir alimentos leves como frutas, verduras, carnes magras. Ao cozinhar em dias muito quentes, evitar usar o forno, que aumenta ainda mais a temperatura do ambiente.

– Usar roupas leves, largas, de cores claras e tecido natural. Calçados leves ou sandálias bem presas aos pés. Evitar chinelos, que facilitam a ocorrência de quedas. Usar bonés, chapéus e óculos para proteger a cabeça e os olhos da radiação solar.

– Manter os ambientes bem ventilados, usando ventiladores e climatizadores ou condicionadores de ar, se possível. Deixar as janelas protegidas por cortina nos períodos de sol.

– Fazer exercícios leves no início da manhã ou final da tarde, quando a temperatura costuma ser mais amena.

– Evitar exposição ao sol nos períodos mais quentes e usar sempre filtro solar.

– O calor traz também risco aumentado de intoxicações alimentares. Manter os alimentos refrigerados e ficar atento aos cuidados de higiene na sua manipulação. Lavar sempre as mãos e evitar consumir alimentos e bebidas de origem duvidosa.

– No verão os casos de dengue aumentam. Usar repelentes, cuidar com a entrada dos mosquitos no ambiente e evitar o acúmulo de água e formação de criadouros.

Sinais de alerta para comprometimento da saúde com calor:

– Boca, língua e lábios secos

– Diminuição do volume urinário

– Temperatura corporal elevada

– Pulso rápido

– Dor de cabeça

– Tontura

– Náuseas

– Letargia

– Confusão mental

Em caso de emergências, procure a unidade de saúde mais próxima ou ligue para o SAMU (192).

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeita de São Mateus do Sul inaugura Centro Municipal de Educação Infantil

O Centro Municipal de Educação Infantil Pedacinho do Céu foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, em uma cerimônia marcada pela emoção e pela presença maciça de pais, alunos e autoridades locais. O evento celebrou a entrega das novas instalações da unidade, fruto de um investimento de R$ 2.517.344,11, proporcionando mais conforto e segurança […]

Ciclista é atropelado na Avenida dos Ferroviários, em Porto União

Na manhã deste sábado, um ciclista foi atingido por um Ford Ka vermelho com placas padrão Mercosul na Avenida dos Ferroviários, em frente às quadras poliesportivas. De acordo com testemunhas, a vítima estava consciente e orientada, queixando-se apenas de dores nas costas.

Ponte de Ferro está interditada na manhã de hoje para lavagem

A prefeitura de União da Vitória informou que a Ponte de Ferro está interditada na manhã desse sábado para lavagem. Os ciclistas estão sendo orientados a utilizar a Ponte José Richa, e todo o trajeto está devidamente sinalizado. A equipe da prefeitura está no local para garantir a segurança de todos.