As cidades do Planalto Norte formam a região que concentra o maior número de pessoas com o coronavírus ativo. São 4.713 pacientes nessa condição. Logo atrás está o Vale do Itajaí, com 4.563, que teve aumento de 1,6% no número de casos nos últimos sete dias. Os dados foram levantados junto à Secretaria de Estado da Saúde pela equipe do portal NSC Total.
A região de Canoinhas, Mafra e Porto União enfrenta a maior fila de espera do leitos de UTI no Estado e teve 6% de aumento neste indicador em sete dias. São 295 novas pessoas a se tratar da covid-19 simultaneamente. Só na microrregião de São Bento do Sul, chega a 35,9% o aumento em sete dias, seguido dos municípios do entorno de Canoinhas, que registraram alta de 23,15%.
MORTES
Em apenas duas semanas, ocorreram 1.136 mortes por covid-19 em Santa Catarina, o que tornou abril o terceiro mês com mais vidas perdidas para a doença em toda a pandemia. Nesta quarta-feira, 14, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou novas 82 mortes, gerando a soma de 12.313 óbitos desde março do ano passado.
O pico de casos ativos no Estado foi atingido em 6 de março, quando ultrapassou a marca de 39 mil. Desde então, apresentou uma queda gradativa até o dia 5 de abril, quando começou a estagnar. Nessa data, o Estado tinha alcançado 20 mil casos ativos, marca que só reduziu no fim de semana, quando a conta é influenciada para baixo devido ao processamento menor de exames por parte da Secretaria de Saúde.
**JMais