O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e a prefeitura de União da Vitória realizaram a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na noite de terça-feira, 23, no Ginásio de Esportes Isael Pastuch. Foram mais de 500 formandos de 12 escolas de União do município.
O Proerd é a versão brasileira do programa Norte Americano Dare, surgido na cidade de Los Angeles, no ano de 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, no estado do Rio de Janeiro. No Paraná, as primeiras turmas iniciaram as atividades no ano de 2000, onde também foram iniciadas em União da Vitória, sendo esta uma das cidades pioneira no Estado.
O programa é aplicado em parceria nas escolas e é direcionado para crianças de 09 à 12 anos e foi desenvolvido durante 11 semana, com uma aula ministrada por semana, ao longo do trimestre letivo. Os alunos dos 5º anos participaram do Proerd.
O prefeito Carlos Alberto Jung (Juco) parabenizou os organizadores do programa e reafirmou o compromisso que a Prefeitura tem com a Educação, e em especial, com programas desta natureza. “O primeiro passo foi dado com Proerd, agora é necessário a atenção e o acompanhamento dos pais para deixar as crianças longe das drogas”, conclui Juco.