Polícia Militar de Porto União abrigará sistema do Programa Bem-te-vi » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Polícia Militar de Porto União abrigará sistema do Programa Bem-te-vi


3 de abril de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 2, o secretário de Administração de Porto União, Paulo Buch, e o diretor de Trânsito, César Viganó, representaram o prefeito Anízio de Souza em uma reunião com o coordenador de videomonitoramento da Secretaria de Estado da Segurança Pública, Tenente Coronel Sergio Maliceski. O encontro aconteceu no quartel da Polícia Militar e discutiu a implantação do Programa Bem-te-vi em Porto União.

Para o programa entrar em funcionamento todo o sistema precisa ser instalado em um local apropriado. O comando da Polícia Militar de Porto União disponibilizou uma sala no quartel, que será adaptada para receber todos os equipamentos.

O comandante da companhia de Porto União, Toni Pawlovitsch, acompanha a implantação desse programa no município. “Essa é uma ferramenta, que irá potencializar a atuação do policial militar junto a sociedade”, afirma o capitão Toni. A equipe local é formada por 70 policiais, os quais desenvolvem atividades de policiamento ostensivo, de forma preventiva e repressiva.

O Tenente Coronel Maliceski afirmou que o espaço será adequado para abrigar todo o sistema. “O espaço receberá as melhorias necessárias para abrigar o parque tecnológico composto de servidor, equipamentos para gravação, captação e monitoramento das imagens, além é claro de um espaço adequado para os servidores trabalharem acompanhando diariamente o monitoramento das câmeras”, explica Maliceski.

Segundo Maliceski o projeto iniciou em 2011 e hoje está presente em 52 municípios do estado. A meta é ampliar para mais 100 cidades em Santa Catarina. “Já temos em funcionamento 1.320 câmeras, todas interligadas”, diz o tenente coronel. Ele afirma que estudos indicam que as cidades que possuem esse sistema tiveram redução no número de ocorrências.

Os recursos para a implantação do programa tem um total de 250 mil reais, destes R$ 108.322,50, são de contrapartida da Prefeitura Municipal de Porto União.

 

Como funciona o Sistema de Videomonitoramento?

 

O sistema conta com vários equipamentos e serviços específicos para realizar o serviço: dez câmeras com capacidade para rotação em 360º e zoom de alcance de até 500 metros de distância, sala climatizada específica para abrigar todo o sistema, sete monitores profissionais de 47 polegadas, mobiliário da sala, mesa de operação com joystick e sistema específico para monitoramento, software com suporte para atender o sistema, servidor para armazenamento das imagens, expansão da rede de fibra ótica em locais onde não haja essa condição, a manutenção do sistema por um ano e serviço de transmissão.  Além disso, a empresa deverá interligar o sistema do município com as mais de 3 mil câmeras e sistemas das demais 154 cidades beneficiadas com o programa no estado.

O sistema será de responsabilidade das polícias militar e civil, que já definiram a localização de cada equipamento. Além da visualização da prática de crimes, roubos, e outros delitos, as câmeras poderão ser utilizadas para verificar situações de danos ao patrimônio público ou vandalismo.

O sistema que será instalado já é compatível para a ampliação do número de câmeras em 100%.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Alerta de golpe do asfalto em Zona Rural

 A Polícia Militar de Canoinhas, por meio da Rede de Segurança Rural, emitiu um alerta à população sobre uma nova modalidade de golpe que tem sido registrada em comunidades rurais da região. Segundo denúncias, suspeitos estão circulando pelo interior oferecendo supostas sobras de asfalto que, alegadamente, seriam utilizadas em obras de recapeamento de vias. O […]

Negociação sobre preços mínimos do tabaco avança, mas produtores e empresas ainda não fecham acordo

A Comissão Representativa dos Fumicultores se reuniu nesta segunda-feira (9) com as empresas Alliance One, CTA e JTI para dar sequência às negociações do reajuste da tabela de preços mínimos do tabaco da safra 2025/2026. Apesar da retomada do diálogo e da presença das companhias à mesa, as propostas apresentadas não atingiram o valor considerado […]

IPTU 2026 oferece desconto e opção de parcelamento em Porto União

A Prefeitura de Porto União iniciou a campanha do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026, com opções de pagamento para os contribuintes do município. Quem optar pelo pagamento em cota única terá desconto de 10% sobre o valor do imposto. Também é possível realizar o parcelamento em até nove vezes, conforme cronograma estabelecido pela […]