O secretário de Saúde de Porto União, Jair Giraldi, participou na semana passada da reunião do Colegiado Intergestores Regional do Planalto Norte Catarinense, que aconteceu em Canoinhas. Nesse encontro Giraldi foi escolhido como presidente do Colegiado Regional.
O colegiado é formado por secretários municipais do planalto norte, totalizando 13 municípios. Por meio do encontro desse grupo são discutidos, apreciados e aprovadas todas as ações e projetos de saúde do Planalto Norte. Ações que envolvem principalmente o repasse de recursos financeiros por parte do Governo de Santa Catarina e do Governo Federal. “Por exemplo: para a construção de um posto de saúde com recursos do Governo Federal, o pedido do município deve ser levado para ser apreciado pelo colegiado. O colegiado avalia, aprova ou não essa construção”, explica o secretário de saúde. Da mesma forma acontece com a implantação de novos serviços de saúde nos municípios. “Sem a aprovação desse colegiado o processo não anda”, coloca Giraldi.
Como presidente do Colegiado Regional, Porto União garante também uma cadeira na Comissão Intergestores Bipartite do Estado (CIBE), local onde são deliberados todos os projetos e ações do estado de Santa Catarina, em relação a saúde. Fazem parte do CIBE, 16 membros, sendo oito gestores, os secretários de saúde dos colegiados regionais; oito Superintendentes do Estado e mais a Secretaria Estadual de Saúde, Tânia Eberhardt.
“Assumir a presidência do colegiado e integrar a CIBE é motivo de orgulho para todos os trabalhadores da saúde de Porto União”, enfatiza o secretário. Desta forma, Porto União tem direito a voto nas decisões estaduais e tem mais espaço para garantir recursos para a região. “A nossa presença nos ajudará a abrir ainda mais as portas dos governos para trazermos recursos para Porto União”, explica Giraldi.
Para o secretário essa é uma oportunidade histórica para o município, já que é a primeira vez que um representante local ocupa um espaço tão importante a nível de estado na área da saúde. “Isso nos cria perspectivas reais para ajudarmos ainda mais na construção e na melhoria de uma saúde pública que nós queremos e que a nossa população tanto precisa”, conclui Giraldi.
Paralelo a posse do novo colegiado, aconteceu uma capacitação a funcionários da saúde de todo o Planalto Norte, onde foram programadas as etapas de execução da Oficina Regional da Comissão de Integração e Serviço do Planalto Norte (CIES).