A Prefeitura de Porto União aguarda da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) documento que esclareça as conversas que se tem sobre a mudança do Código de telefonia do DDD 42 para o 49 ou 47 no município. O que se propõe, pela Agência, é que como União da Vitória (PR) possui o código 42, Porto União por ser outro estado deva ter o DDD modificado para outro prefixo.
O Prefeito Anízio de Souza, bem como o presidente da Câmara, Sandro Calikoski, são contra essa mudança e já encaminharam documentação solicitando um parecer da Anatel, onde explicam a necessidade de que o prefixo seja mantido como 42. “A mudança acarretaria enormes prejuízos aos moradores de Porto União e de União da Vitória, pois as duas cidades, mesmo sendo divididas pela linha férrea possuem pessoas, empresas e entidades que se comunicam diariamente por telefonia pagando a tarifa local”, afirma Souza.
Mobilização popular
A situação também mobiliza os moradores das cidades gêmeas. Muitos protestos já foram feito em redes sociais, contrários a possível mudança do DDD.
Além disso, a população porto união vitoriense também criou um abaixo assinado na internet, pedindo a anulação da mudança, que será enviado ao deputado Silvio Dreveck, autor do proposta da troca de DDD.