Porto União certifica qualidade em Saúde Bucal » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União certifica qualidade em Saúde Bucal


17 de maio de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Pela segunda vez consecutiva a cidade de Porto União é a vencedora como a melhor Saúde Bucal de Santa Catarina e a segunda melhor do Brasil, na categoria de até 50 mil habitantes. O resultado foi divulgado pelo Conselho Federal de Odontologia, que avalia em conjunto com Ministério da Saúde, as ações realizadas nos municípios cadastrados no programa Brasil Sorridente.

O programa é uma promoção do Conselho Federal de Odontologia, que engloba diversas ações do Ministério da Saúde e busca melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira. O prêmio é concedido anualmente a municípios brasileiros que se destacaram na implantação de políticas públicas de saúde bucal e foi instituído em 2005.

A equipe de saúde bucal da Secretaria de Saúde desenvolve um trabalho bastante representativo não só no tratamento de pessoas portadoras de doenças bucais, mas, sobretudo na prevenção e promoção da saúde bucal. “Temos vários projetos voltados a prevenção, que envolvem todas as comunidades, principalmente com participação de pais, professores e alunos”, afirma o Secretário de Saúde Jair Giraldi.

“Dessa forma comprovamos que estamos fazendo um bom trabalho, pois mais uma vez conquistando esse prêmio, certifica que a nossa equipe está preparada e apresentando ótimos resultados”, afirma o prefeito Anízio de Souza.

Para oferecer ainda mais qualidade em saúde bucal para a população, está em fase de implantação o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o qual já foi cadastrado e aprovado pelo Ministério de Saúde. O espaço, no posto de saúde da Cohab, do bairro São Pedro, já está sendo preparado para receber toda a população que busca cuidados na especialidade odontológica. No mesmo espaço, também será realizado o fornecimento de próteses dentárias (dentaduras), conforme a necessidade da população. “O município com o primeiro lugar no Brasil possui um CEO e como nós ainda não tínhamos o centro no ano passado perdemos vários pontos nesse critério. Para a próxima avaliação estaremos competindo igualmente com os demais municípios que já tem o CEO implantado”, afirma Giraldi.

Veja as principais ações desenvolvidas em Porto União

 

– Criação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ);

– Ampliação da assistência odontológica na cidade e interior;

– Consolidação de uma gestão centrada na população usuária e baseada em processos e informações;

– Comprometimento da administração municipal com as políticas de prevenção e de promoção da saúde bucal;

– Valorização dos servidores com a criação da Lei Municipal que premia os resultados de equipe alcançados;

– Criação e consolidação de mecanismo que proporcionam o aprendizado contínuo dos servidores;

– Habilitação do Município para implantação de seu Centro de Especialidades Odontológicos em 2013;

– Implantação do Programa de Próteses Dentárias (dentaduras) para 2013

– Forte interação da saúde bucal com os estabelecimentos de ensino e outros segmentos da sociedade do município.

 

 

Alguns critérios levados em conta para a premiação Brasil Sorridente:

 

– Financiamento em Saúde;

– Controle Social;

– Coordenação Municipal de Saúde Bucal;

– Assistência Odontológica Básica e Especializada;

– Promoção em Saúde;

– Vigilância em Saúde;

– Desprecarização (melhores condições de trabalho a equipe, cumprindo com os dispositivos legais);

– Remuneração;

– Educação Permanente.

 

 

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Em um mês, casos de coqueluche aumentaram 86% no Paraná e chegam a mil confirmações

O número de casos confirmados de coqueluche subiu 86% nos últimos trinta dias no Paraná, passando de 537 para 1.000. Crianças e adolescentes são os grupos mais afetados pela doença. Se comparado a julho, o aumento foi de 880%, quando o Estado contabilizava 102 casos. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) […]

Vaca dá à luz a quatro bezerros de uma só vez em Papanduva

Uma vaca deu à luz quadrigêmeos: duas novilhas e dois bezerros, na semana passada em uma propriedade rural do município de Papanduva, evento altamente incomum em bovinos, devido às características biológicas da espécie. O normal é que após um período gestacional de 280 a 290 dias, a vaca crie somente um bezerro ou no máximo […]

Operação da Receita Estadual apreende R$ 2,2 milhões em mercadorias com fraudes fiscais

A 5º Delegacia Regional da Receita Estadual de Guarapuava promoveu nesta semana uma operação externa de fiscalização para verificar a existência de notas fiscais irregulares em cargas transportadas e combater ações de sonegação fiscal que prejudiquem a concorrência leal e resultem na evasão de ICMS. De acordo com balanço parcial, a equipe de fiscalização verificou […]