Porto União inicia elaboração do Plano Municipal de Educação » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União inicia elaboração do Plano Municipal de Educação


7 de abril de 2014

Foto: Marciel Borges

Foto: Marciel Borges

O dia 5 de abril ficará para a história de Porto União. A data marcou o início da elaboração do Plano Municipal de Educação. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e foi conduzido pelo secretário de Educação, Bento Trindade Junior e sua equipe.

Participaram do encontro, além da equipe da Secretaria de Educação, os educadores das redes municipal, estadual e particular, universidades, entidades filantrópica, GERED, secretários municipais, vereadores, representantes das áreas de saúde, ação social, segurança pública, sociedade civil organizada, representada por membros dos sindicatos, CACs, Associações de moradores, entidades religiosas. O objetivo do encontro foi apresentar quais serão os caminhões a serem levados para a elaboração do Plano Municipal de Educação.

Esse documento será um direcionamento para as políticas educacionais do município para a próxima década, com base no Plano Nacional de Educação/PNE que está em tramitação no Senado Federal.

A coordenadora desse processo, pedagoga Arlete Tabaca Cardoso, enfatizou da importância da participação de todos e o comprometimento de todas as instâncias para o êxito desse processo.

O trabalho conta com a assessoria do professor Dr. Aurélio Bona Júnior, que  contextualizou a construção do Plano Nacional e a articulação entre a esfera federal e municipal  para a construção desse trabalho. Ele elogiou o município de Porto União pela iniciativa e coragem de elaborar um plano de forma participativa e democrática. Segundo Bona com a aprovação do PNE, haverá um grande investimento na educação e os municípios organizados receberão recursos e conseguirão investir onde realmente é necessário.

Ao final dos trabalhos foi formada uma Comissão Geral, presidida pelo secretário Municipal de Educação, Bento Trindade Júnior, o qual destacou que este é um momento histórico para educação de Porto União. “O documento, que será aprovado na Câmara de Vereadores, norteará a educação independente de mudanças de gestão nos próximos 10 anos, dando segurança aos novos gestores e legitimando a decisão democrática dos elaboradores desse plano, daí a responsabilidade de todos que aceitaram fazer parte desse desafio”, definiu o Secretário.

Ficou agendada a primeira reunião da Comissão Geral no dia 9 de abril, na Secretaria de Educação, para a realização de um diagnóstico da realidade educacional de Porto União. Os trabalhos prosseguem no decorrer do ano, com previsão de término no mês de setembro, culminando com uma assembleia geral para aprovação do documento e encaminhamento do ante-projeto a Câmara de Vereadores para aprovação final até o final de 2014.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]