Porto União lança sistema de Nota Fiscal Eletrônica » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União lança sistema de Nota Fiscal Eletrônica


7 de fevereiro de 2013

 

Foto: Divulgação

 

Contadores e empresários de Porto União participaram na manhã de quarta-feira, 6, do lançamento oficial da implantação da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e), em Porto União.  O evento foi promovido pela prefeitura de Porto União e contou com a explanação do técnico Rodrigo Salvador, da empresa Betha Sistemas, que desenvolve o sistema utilizado pelo Município.

O evento contou com a presença de mais de trinta pessoas que receberam orientações e esclarecimentos sobre a questão da elaboração da NFS-e. O secretário de finanças e contabilidade, Ricardo Dragoni, o diretor de arrecadação e fiscalização, Orlando Schmidt, e os fiscais da prefeitura: Laureci Freisleben, Adelia Salete de Oliveira, Clediney Nepounuceno e Rudi Mauri Feix Junior também acompanharam o encontro.

Inicialmente, foram esclarecidos pontos sobre a legislação municipal que trata do assunto, a qual prevê a obrigatoriedade de uso da NFS-e a partir de 1º de abril de 2013. O sistema já está disponível para as empresas, que optarem pela livre adesão, desde 1º de fevereiro.

Em seguida, os passos para adesão e uso do sistema por parte dos contribuintes foram esclarecidos pelo técnico. O sistema está disponível no site da prefeitura www.portouniao.sc.gov.br no link Nota Fiscal Eletrônica de Serviços. Para utilizar o sistema, as empresas deverão acessar o link indicado, cadastrar um usuário no link Cadastre-se na seção Emitir Nota. Em seguida é necessário efetuar a solicitação de acesso, por meio do link Solicitar Acesso, preenchendo os três passos do formulário. Ao fim da solicitação, deve-se imprimir o documento de solicitação de acesso o qual deve ser assinado pelo responsável legal da empresa, e ter sua firma reconhecida. Em seguida este formulário deverá ser anexado a uma cópia simples do contrato social da empresa e aos blocos de notas fiscais não utilizados e então ser encaminhado para o setor de fiscalização da prefeitura, que fará a análise e deferimento desta solicitação. Após o deferimento por parte da fiscalização as empresas estarão aptas a utilizarem o sistema de notas eletrônicas.

O conceito adotado trata a Nota Fiscal Eletrônica como um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma prestação serviços, ocorrida entre as partes.

 

Benefícios

 

O Projeto NFS-e instituirá mudanças significativas no processo de emissão e gestão das informações fiscais, trazendo grandes benefícios para os contribuintes, para a sociedade e para as administrações tributárias:

 

Benefícios para o contribuinte prestador de serviços (Emissor da NFS-e):

 

*Redução de custos de impressão;

*Redução de custos de aquisição de papel;

*Redução de custos de envio do documento fiscal;

*Redução de custos de armazenagem de documentos fiscais;

*Simplificação de obrigações acessórias, como dispensa da AIDF (Autorização para Impressão de Documentos Fiscais);

 

Benefícios para o contribuinte tomador de serviços (Receptor da NF-e):

 

*Eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias;

*Redução de erros de escrituração devido a erros de digitação de notas fiscais;

 

Benefícios para a sociedade:

 

*Redução do consumo de papel, com impacto em termos ecológicos;

*Incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias;

*Padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas;

*Surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados a Nota Fiscal Eletrônica.

 

Benefícios para as administrações tributárias:

 

*Aumento na confiabilidade da Nota Fiscal;

*Melhoria no processo de controle fiscal, possibilitando um melhor intercâmbio e compartilhamento de informações entre os fiscos;

*Diminuição da sonegação e aumento da arrecadação;

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná

Começa nesta sexta-feira (26) a fase regional da 4ª edição do Paraná Bom de Bola, evento que abre o calendário 2024 dos Jogos Oficiais organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES). A partir deste fim de semana, têm início as competições que ocorrem ao longo do ano: Jogos de Aventura […]

Com apoio de cão, PM apreende 2 toneladas de maconha em caminhão em Iguaraçu

Uma operação conduzida por policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) resultou na apreensão de um caminhão que transportava arroz carregado também com drogas na cidade de Iguaraçu, na terça-feira (23). Os militares realizavam abordagens de rotina na rodovia quando abordaram esse veículo e um cão de faro indicou a presença de ilícitos. Foram […]

Governador Jorginho Mello anuncia data para início da dragagem do Rio Itajaí-Açu para mitigar enchentes no Vale

O governador Jorginho Mello anunciou na manhã desta segunda-feira, 22, a data para o início da tão aguardada dragagem do rio Itajaí-Açu, no Alto Vale de Santa Catarina. A medida é crucial para minimizar os impactos das enchentes na região que é uma das mais atingidas por cheias no estado e de forma recorrente. Um […]