Perto de completar um ano de funcionamento, o Centro de Tratamento e Reabilitação de Animais Abandonados de Porto União disponibiliza cães, filhotes e adultos, para adoção. O Centro de Tratamento e Reabilitação não é um abrigo permanente, portanto, sua função não é a de canil para recolhimento de animais de rua, mas um local de passagem por tempo determinado.
Os animais disponíveis são de várias origens. Alguns são recolhidos por serem vítimas de maus tratos, outros são abandonados e, por serem agressivos, oferecem risco à população e precisam ser recolhidos. Algumas vezes, são animais machucados ou doentes que não têm donos responsáveis pelo seu tratamento.
A proteção animal recolhe os animais em situação de risco, trata seus ferimentos, faz as vacinas e ministra remédios para vermes. Depois são castrados e disponibilizados para adoção.
Abandonar animais é crime sendo previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro do ano passado, aumentou a pena de detenção para até cinco anos para quem cometer este crime.
Mesmo assim, nos últimos meses aumentou o número de cachorros recolhidos que, por serem abandonados, não sabem viver nas ruas se expondo aos riscos como atropelamentos, por exemplo. Também acontece de cadelas serem soltas no período do cio, quando costumam fazer mais barulho. Prenhas e sem assistência dos donos, acabam sendo recolhidas para o abrigo.
Por isso, a Administração Municipal está dando ênfase na sua campanha de adoção de pets. São animais de todos os tamanhos e idades. Alguns mais dóceis, outros com perfil mais protetor. Também há disponíveis para adoção filhotes de porte grande e médio, machos e fêmeas com aproximadamente dois meses.
É importante ressaltar que os animais são entregues vermifugados, sem pulgas nem outras doenças e, a partir dos 3 meses a castração gratuita é garantida. Os animais para a adoção são disponibilizados de forma totalmente gratuita.