O prefeito de General Carneiro Joel Martins Ferreira e o secretário de Educação, Joares Martins Ferreira estiveram na última semana em Curitiba, discutindo assuntos referentes ao transporte escolar do município e recursos para o Corpo de Bombeiros Comunitários.
Conforme o prefeito, a ida para Curitiba foi para tratar de vários assuntos, sendo um deles sobre os valores gastos com o transporte escolar, o qual é responsável pelos alunos tanto municipais como estaduais. “Estive em Curitiba com o secretário de Educação, Joares que me acompanhou, para discutirmos os valores do transporte escolar.
Hoje gastamos em torno de 70% do recurso direcionado para o transporte escolar, com os alunos do estado e só recebemos cerca de 20% destes valores”, fala Joel. Essa discussão teve inicio depois de um levantamento sobre o transporte escolar municipal e que chegou a conclusão de que a grande porcentagem dos alunos transportados é do estado e o município não recebe nem metade dos gastos.
Para o prefeito, General Carneiro tem que busca uma igualdade nessas despesas. “Fizemos uma planilha, um estudo bem detalhado e apresentamos para o estado, onde a gente espera que tenha resultado e que eles venham distribuir melhores essas verbas para o transporte escolar e assim penalizando menos nosso município”, comentou Joel, que espera que com essa atitude de dividir as despesas seja mais uma forma de economia para General Carneiro, assim sendo o município terá mais dinheiro para investir em outros setores permitindo que cresça cada vez mais.
Corpo de Bombeiros Comunitários:
A atual administração também buscou recursos para o Corpo de Bombeiros Comunitários do município. A equipe de General Carneiro atende além da área urbana da cidade, também a rodovia BR-153, o que acarreta bastante nas despesas da Prefeitura. Segundo dados, cerca de 80% das ocorrências de atendimentos registradas são na rodovia federal, entretanto, todas as despesas são custeada através da Defesa Civil Municipal.
Devido a isto, o prefeito espera uma ajuda de custo, o que seria de grande valia para o município. “A BR-153 é Estado e Federal, então esperamos que tivessem uma solução de ajuda de custo por parte do Governo do Estado”, explica o prefeito, que completa, “tudo está encaminhado para tentar uma solução melhor, tudo visando uma economia para nosso município. A hora que conseguirmos se desvincular dessas despesas vai sobrar mais para investir em escolas, em melhorias de asfaltos, dos nossos calçamentos, pontes e enfim de todos os serviços que são de nossa obrigação de atender”, conclui o prefeito.