A prefeitura de Bituruna lançou na semana passada uma campanha de sensibilização para separação do lixo “Eu Reciclo”. De forma bem objetiva a separação é entre o lixo seco e o lixo úmido. A simples separação faz toda diferença. Depois de receber várias reivindicações sobre a coleta do lixo o prefeito, Rodrigo Rossoni, participou junto com os servidores do processo de coleta do lixo, com objetivo de entender melhor o trabalho dos servidores. “Foi muito importante estar junto com os servidores, para ver de perto onde está acontecendo os problemas, podemos notar que poucas residências fazem a separação correta” afirmou o prefeito.
Outra cobrança que chamou atenção da administração municipal foi das famílias que integram a associação de Catadores São João, relatando que nos últimos meses o trabalho na Unidade de Triagem e Compostagem do Lixo, Reciclinho, triplicou devido à falta de separação.
Com isso veio a necessidade de realizar uma campanha para conscientizar a população da importância da separação, a proposta de separar apenas em duas diferentes situações, o material reciclado não se contamina com o lixo úmido. Assim todo o processo melhora, desde a coleta, até a separação, e ainda a associação de catadores consegue ter mais renda e também mantém por mais tempo a vida útil do aterro sanitário, local em que é depositado o rejeito, o lixo que não foi separado corretamente.