Prefeitura de Canoinhas é a primeira da região a emitir Licenciamento Ambiental » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Prefeitura de Canoinhas é a primeira da região a emitir Licenciamento Ambiental


19 de dezembro de 2024

Foto: Freepik

A Prefeitura de Canoinhas é a primeira da região a emitir licenciamento ambiental, que agora passa a ser gerenciado pelas prefeituras da região da Amplanorte. Esta é uma nova medida que fortalece a gestão ambiental municipal. O Conselho Estadual do Meio Ambiente de Santa Catarina (Consema) publicou a Resolução Consema nº 258, de 26 de setembro de 2024, que oficializa a atribuição do Município de Canoinhas para realizar o licenciamento de atividades com impacto ambiental local de nível III de complexidade.

O exercício do licenciamento ambiental municipal está sendo realizado consorciado a outras municipalidades por meio do Consórcio de Desenvolvimento Econômico do Planalto Norte de Santa Catarina (Codeplan). Com a nova medida, o Município de Canoinhas já emitiu Licença Ambiental de Operação, Licença Ambiental por Compromisso, Certidão de Conformidade Ambiental e Declaração de Atividade não Constante (Danc) de 15 procedimentos administrativos.

A Lei nº 14.675/2009, delega ao Poder Público, em nível estadual e municipal, a responsabilidade de adotar medidas para proteger o meio ambiente, além de reparar eventuais danos causados por atividades poluidoras. De acordo com a Lei Complementar Federal nº 140/2011, os municípios também têm a competência de realizar o licenciamento ambiental de atividades de impacto local, consideradas as características de porte, potencial poluidor e a natureza da atividade.

Com a resolução Consema n.º 258, Canoinhas passou a ser oficialmente reconhecida como responsável pelo licenciamento de empreendimentos que causem ou possam causar impactos ambientais em sua região.

A listagem das atividades sujeitas ao Licenciamento Ambiental de âmbito local é definida pela Resolução Consema n.º 251/2024.

**JMais

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Unespar promove mesa-redonda sobre os 23 anos da Lei de Libras em União da Vitória

No dia 24 de abril, a Lei nº 10.436/2002, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão, completa 23 anos. Para marcar a data, o Campus de União da Vitória da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) realiza, no dia 23 de abril, uma mesa-redonda sobre a importância da […]

Prefeitura de São Mateus do Sul realiza programação especial pelo Mês da Conscientização sobre o Autismo

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado em 2 de abril, a Prefeitura de São Mateus do Sul promove no próximo sábado, dia 5 de abril, uma programação especial voltada à inclusão, à informação e ao acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), seus familiares e toda a comunidade. […]

Autismo: compreensão e inclusão para uma sociedade mais acolhedora

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta milhões de pessoas e exige diagnóstico precoce, acompanhamento especializado e, principalmente, inclusão. O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso tem sido uma das principais vozes na Assembleia Legislativa de Santa Catarina em defesa das pessoas autistas, trabalhando para ampliar direitos e garantir assistência adequada. “O aumento dos diagnósticos de […]