Estão abertas as inscrições para o mutirão de castração de animais, que acontece nos dias 31 de março e primeiro de abril. O serviço é gratuito e destinado a cadelas cuidadas por famílias em situação de vulnerabilidade social. Além da castração, também será feita a implantação de microchip nos pets.
O médico veterinário da secretaria de agricultura, Paulo Chiarentin, explica que o microchip facilita a identificação dos animais nos casos de fuga e ajuda a evitar o abandono. “Se o animal foi microchipado, a gente consegue fazer a identificação, ver quem é o tutor e seu endereço. Essa medida ajuda a ter maior efetividade no controle da população animal de rua”, enfatiza.
Somente nos últimos dois anos já foram castrados mais de 280 cães e gatos nos mutirões de castração promovidos pela prefeitura. Para a realização desta ação em 2021 e 2022 o município aplicou cerca de R$44mil. A edição que será realizada em março de 2023 deve atender 200 animais.
Inscrições
As inscrições para o mutirão de castração de animais devem ser feitas na Secretaria de Agricultura, que atende de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Os tutores interessados também podem solicitar ficha de pré-inscrição para os agentes comunitários de saúde.
Além dos documentos pessoais dos proprietários, como CPF, RG, Email, Telefone e endereço, no momento da inscrição também é necessário informar dados do animal, como porte, raça, cor e nome. Famílias em situação de vulnerabilidade social que levarão seus pets para castração, devem apresentar comprovante de inscrição no Cadastro Único, fornecido pela Secretaria de Assistência Social.