Recentemente, a Câmara de Vereadores de União da Vitória aprovou o Projeto de Lei, que permite a administração municipal firmar convênio com a Associação de Apoio para Dependentes de Álcool e outras Drogas (Adad). O convênio anual, no valor de R$ 34.539,00, já foi assinado pelas entidades envolvidas.
A técnica em reabilitação para dependentes químicos da Adad, Salete Maria de Lima Venâncio, explica que, finais de semana e feriados, geralmente nas madrugadas, são os dias em que mais há solicitações do serviço prestado pela entidade, tendo em vista, o consumo de grandes quantidades de bebidas alcoólicas.
Nos casos em que as pessoas estão sob efeito de álcool ou outras drogas e causam problemas em casa, Salete explica que, com o auxilio da Polícia Militar, a Adad as encaminha para o Pronto Atendimento ou para a Clínica HJ.
As pessoas conduzidas para a Clínica HJ, após a alta, são encaminhadas ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps), bem como os familiares.
Salete destaca que, para a eficiência do tratamento, toda a família precisa ser atendida.
Também recebem a atenção da entidade as pessoas que vivem nas ruas. Segundo Salete, elas são encaminhadas para entidades assistenciais. A Associação Casa de Apoio Restauração Divina (Acardi), Associação Recanto da Sobriedade (Ares) e Lar Santa Clara recebem pessoas do sexo masculino e as do sexo feminino são encaminhadas à Associação Profeta Daniel e Lar Santa Clara.
Profissionais
Além de Salete, a Adad dispõe de uma assistente social, Franciele Zatorski, e conta com o respaldo técnico da assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Cleonice Muller.
Trabalho 24 horas
A técnica em reabilitação para dependentes químicos ressalta que o telefone da entidade está disponível 24 horas, em todos os dias da semana.
Serviço:
A Adad está situada no antigo prédio da prefeitura, na Praça Coronel Amazonas. O telefone é 9963 – 9832.