Presa por 20 anos, australiana é perdoada após descoberta científica » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Presa por 20 anos, australiana é perdoada após descoberta científica


7 de junho de 2023

O caso pode ser considerado um dos maiores erros da justiça australiana.

Foto: Reprodução

Kathleen Folbigg, apelidada pela mídia de “a pior assassina em série da Austrália”, foi acusada de matar seus 4 filhos pequenos por sufocamento entre 1989 e 1999. No entanto, ela foi perdoada pela justiça após a descoberta científica que mostrou sua inocência.

Foi descoberto que os filhos da australiana possuíam uma mutação genética chamada CALM2 G114R, que pode causar morte súbita por parada cardíaca, além de outra que causa epilepsia de início súbito.

Condenada em 2003 a 25 anos de prisão pelos homicídios dolosos de três das crianças e pelo homicídio culposo de seu primeiro filho, Caleb, o caso pode ser considerado um dos maiores erros da justiça australiana.

Kathleen sempre defendeu sua inocência, mas foi julgada com base em provas circunstanciais. Um diário que ela escrevia na época, onde afirmou estar sofrendo pela morte das crianças e que “a culpa pelas mortes a assombrava”, foi entregue pelo ex-marido à justiça como prova.

Na época, os promotores alegaram que as crianças foram sufocadas pela mãe, mesmo não havendo evidências físicas de sufocamento ou ferimentos nelas.

Após as descobertas genéticas, o promotor geral do estado de Nova Gales do Sul afirmou que havia dúvidas razoáveis sobre a culpa de Folbigg. Como resultado, o governador assinou o perdão total e ordenou sua liberação imediata.

No entanto, isso ainda não anula as acusações sofridas por Kathleen, que devem ser levadas à corte do Tribunal de Apelações Criminais, um processo que pode levar cerca de um ano. Se a anulação for obtida, Kathleen poderá processar o governo australiano em busca de uma indenização multimilionária.

**Via O Hoje

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Aposentados do INSS não devem procurar o FUMPREVI para prova de vida

O Fundo Municipal de Previdência de União da Vitória (FUMPREVI) está orientando aposentados e pensionistas sobre a realização da prova de vida, após o aumento na procura de beneficiários do INSS pelo serviço no órgão municipal. A situação tem gerado dúvidas e deslocamentos desnecessários de pessoas que não fazem parte do regime próprio do município. […]

Abertas as inscrições para o Circuito de Corrida de Rua de Porto União

A Prefeitura de Porto União, por meio do Departamento Municipal de Esportes, abriu nesta quinta-feira (6) as inscrições para a 1ª Etapa do Circuito de Corrida de Rua do município. A competição faz parte do calendário esportivo oficial e tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas e ampliar a participação da comunidade em […]

Regras sobre pensão ficam mais rígidas em 2026

As mudanças previstas para 2026 nas regras da pensão alimentícia trazem ajustes importantes e mais rigor para quem é obrigado a pagar. O valor da pensão passa a ter reajuste automático com base no novo salário mínimo, fixado em R$ 1.621, e o combate à inadimplência se torna mais severo. Uma das principais alterações é […]