Presa por 20 anos, australiana é perdoada após descoberta científica » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Presa por 20 anos, australiana é perdoada após descoberta científica


7 de junho de 2023

O caso pode ser considerado um dos maiores erros da justiça australiana.

Foto: Reprodução

Kathleen Folbigg, apelidada pela mídia de “a pior assassina em série da Austrália”, foi acusada de matar seus 4 filhos pequenos por sufocamento entre 1989 e 1999. No entanto, ela foi perdoada pela justiça após a descoberta científica que mostrou sua inocência.

Foi descoberto que os filhos da australiana possuíam uma mutação genética chamada CALM2 G114R, que pode causar morte súbita por parada cardíaca, além de outra que causa epilepsia de início súbito.

Condenada em 2003 a 25 anos de prisão pelos homicídios dolosos de três das crianças e pelo homicídio culposo de seu primeiro filho, Caleb, o caso pode ser considerado um dos maiores erros da justiça australiana.

Kathleen sempre defendeu sua inocência, mas foi julgada com base em provas circunstanciais. Um diário que ela escrevia na época, onde afirmou estar sofrendo pela morte das crianças e que “a culpa pelas mortes a assombrava”, foi entregue pelo ex-marido à justiça como prova.

Na época, os promotores alegaram que as crianças foram sufocadas pela mãe, mesmo não havendo evidências físicas de sufocamento ou ferimentos nelas.

Após as descobertas genéticas, o promotor geral do estado de Nova Gales do Sul afirmou que havia dúvidas razoáveis sobre a culpa de Folbigg. Como resultado, o governador assinou o perdão total e ordenou sua liberação imediata.

No entanto, isso ainda não anula as acusações sofridas por Kathleen, que devem ser levadas à corte do Tribunal de Apelações Criminais, um processo que pode levar cerca de um ano. Se a anulação for obtida, Kathleen poderá processar o governo australiano em busca de uma indenização multimilionária.

**Via O Hoje

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Saúde confirma dois óbitos e 1.785 novos casos de dengue no Paraná

A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), por meio da Coordenadoria Estadual de Vigilância Ambiental, divulgou nesta terça-feira (25) o informe semanal da dengue. O boletim registra 1.785 novos casos da doença e dois óbitos no Paraná. Desde o início do novo ano epidemiológico de 2025, o Estado já contabiliza 36.804 notificações, 7.108 casos confirmados e quatro mortes em […]

Epagri apresenta os resultados do agronegócio catarinense em 2024

A Epagri apresenta nesta quarta-feira, 26, os resultados do desempenho da agropecuária e do agronegócio do Estado nos anos de 2023 e 2024. A apresentação será em evento online às 11h, com transmissão pelo Canal de Capacitações da Epagri no YouTube, por este link. O estudo, realizado pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), analisa […]

Polícia Militar de Santa Catarina investe em drones de última geração para fiscalização ambiental

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do Comando de Polícia Militar Ambiental (CPMA), deu um importante passo para modernizar as operações de fiscalização e monitoramento ambiental. Com um investimento total de R$ 617 mil, a corporação adquiriu 19 unidades do drone DJI Mavic 3 Enterprise Thermal, um equipamento de alta tecnologia que […]