Prisão brasileira substitui cães de guarda por gansos barulhentos e vigilantes » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Prisão brasileira substitui cães de guarda por gansos barulhentos e vigilantes


23 de dezembro de 2023

Segundo a penitenciária, essas aves grasnam alto quando escutam algo estranho, como uma tentativa de fuga

Fotos: ANDERSON COELHO/REUTERS – 15/12/2023

Uma prisão de Santa Catarina substituiu recentemente seus cães de guarda por um bando de gansos, que emitem sons mais altos quando escutam algum ruído estranho, a exemplo de uma tentativa de fuga.

As aves, conhecidas pelos sons altos que emitem e pelo temperamento explosivo, são um sistema extra de vigilância, junto com guardas humanos e equipamentos eletrônicos de monitoramento.

Segundo o presídio, gansos são tão eficientes quanto cachorros para servir de alerta aos guardas do local, isso por conta de sua audição aguçada e dos grasnados altos que emitem quando escutam algo.

“Concluímos que é muito mais rentável e viável criar gansos do que cães em termos de segurança da unidade”, afirma Marcos Roberto de Souza, o diretor da unidade prisional, em entrevista à Reuters.

“Temos vigilância eletrônica, vigilância presencial… e, finalmente, a vigilância dos gansos, que substituíram os cães”, completa o diretor.

O bando de “gansos-guardas” patrulha um espaço entre a cerca interna da prisão e a parede externa principal. Os policiais da unidade elogiaram as aves e disseram que elas se saíram até melhor que os cães.

**Via Hora 7

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente na rua Professora Amazília: moto e carro colidem no centro de União da Vitória

Por volta das 19h50min desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de União da Vitória foi acionado para prestar atendimento em um acidente de trânsito na Rua Professora Amazília, área central. No local ocorreu uma colisão envolvendo um veículo VW Fox branco e uma moto Honda Biz lilás, ambos com placas Mercosul, sendo que deste […]

Acidente de trânsito na rotatória da Tirol deixa motociclista ferida em Porto União

Por volta das 18 horas e 20 minutos desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para atender um acidente de trânsito na Avenida dos Ferroviários, no trecho conhecido como Rotatória da Tirol. No local, um veículo Raffae V e uma moto Honda Bis 125 colidiram, resultando em ferimentos na condutora […]

Acidente na BR-476 em Paula Freitas: Caminhão Carregado de Areia Tomba

Na tarde desta quinta-feira (11), um caminhão Volvo com placas de Marmeleiro/PR, tombou na BR-476, na Colônia Luzia, em Paula Freitas, próximo à Revestical. O veículo estava carregado de areia. O motorista, um homem de 40 anos, sofreu ferimentos moderados e foi encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi […]