Prisão brasileira substitui cães de guarda por gansos barulhentos e vigilantes » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Prisão brasileira substitui cães de guarda por gansos barulhentos e vigilantes


23 de dezembro de 2023

Segundo a penitenciária, essas aves grasnam alto quando escutam algo estranho, como uma tentativa de fuga

Fotos: ANDERSON COELHO/REUTERS – 15/12/2023

Uma prisão de Santa Catarina substituiu recentemente seus cães de guarda por um bando de gansos, que emitem sons mais altos quando escutam algum ruído estranho, a exemplo de uma tentativa de fuga.

As aves, conhecidas pelos sons altos que emitem e pelo temperamento explosivo, são um sistema extra de vigilância, junto com guardas humanos e equipamentos eletrônicos de monitoramento.

Segundo o presídio, gansos são tão eficientes quanto cachorros para servir de alerta aos guardas do local, isso por conta de sua audição aguçada e dos grasnados altos que emitem quando escutam algo.

“Concluímos que é muito mais rentável e viável criar gansos do que cães em termos de segurança da unidade”, afirma Marcos Roberto de Souza, o diretor da unidade prisional, em entrevista à Reuters.

“Temos vigilância eletrônica, vigilância presencial… e, finalmente, a vigilância dos gansos, que substituíram os cães”, completa o diretor.

O bando de “gansos-guardas” patrulha um espaço entre a cerca interna da prisão e a parede externa principal. Os policiais da unidade elogiaram as aves e disseram que elas se saíram até melhor que os cães.

**Via Hora 7

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo […]

Nova feira dos produtores rurais em União da Vitória promete surpreender

A feira contará com uma ampla gama de comodidades, incluindo uma cobertura de policarbonato em estrutura metálica, barracas externas com toldo e calçadas União da Vitória está prestes a receber uma adição marcante, com Nova Feira dos Produtores Rurais. Esta iniciativa, que está sendo realizada pela Prefeitura com investimento federal através de emenda do Deputado […]

Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]